Você sabe ser devoto ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora do Carmo?

Nossa Senhora do CarmoEm julho deste ano temos algumas das mais importantes Festas do Calendário Litúrgico, a Festa do Sagrado Coração de Jesus e a Festa de Nossa Senhora do Carmo.

A Festa do Sagrado Coração de Jesus é fruto da grande devoção ao Coração de Jesus pelos membros da Igreja Católica que já dura vários séculos. Em um homília (19/6/09) o Papa Bento XVI fala da sua importância:

No Coração de Jesus está expresso o núcleo essencial do cristianismo, em Cristo foi-nos revelada e comunicada toda a novidade revolucionária do Evangelho: o Amor que nos salva e nos faz viver já na eternidade de Deus. O evangelista João escreve: “Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 6). Então, o seu Coração divino chama o nosso coração; convida-nos a sair de nós mesmos, a abandonar as nossas seguranças humanas para confiar nele e, seguindo o seu exemplo, a fazer de nós mesmos um dom de amor sem reservas.

E como unir o nosso coração ao Sagrado Coração de Jesus e “fazer de nós mesmos um dom de amor sem reservas”? Um santo do século passado já dizia:

nisto se traduz a verdadeira devoção ao Coração de Jesus: em conhecer a Deus e nos conhecermos a nós mesmos, e em olhar para Jesus e recorrer a Jesus, que nos anima, nos ensina, nos guia.

E se conhece a Deus, olhando para Ele, se aproximando freqüentemente de Deus nos sacramentos, especialmente Comunhão e na Confissão, e através da oração.

A oração é um meio muito eficaz de estar unido a Cristo, de falar com Ele como se fala com o melhor amigo, a mãe, o pai ou alguém que se ama muito. Bento XVI define claramente a oração de um católico:

é uma atitude interior antes que uma série de práticas e fórmulas, um modo de estar na presença de Deus antes que realizar atos de culto ou pronunciar palavras” (Audiência 11/5/2011)

Essa atitude interior deve ser cultivada ao longo de todo dia, do mesmo modo que cultivamos o amor pelos nossos filhos, marido e amigos ao longo dia e queremos ver uma foto deles, falar com eles, falar-lhes palavras de amor e de carinho. Todavia, muitas vezes esquecemos de Deus durante o dia e vivemos como se não existisse, por isso que é importante usarmos meios para aumentarmos o trato com Deus, como uma Medalha do Sagrado Coração de Jesus que pegamos algumas vezes ao dia e dizemos palavras espontâneas de amor a Jesus ou uma das pequenas orações abaixo:

Jesus manso e humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso.

Doce Coração de meu Jesus, sede meus amor.

Coração de Jesus, em Ti confio.

Doce Coração de Jesus, tende piedade de nós e de nossos irmãos pecadores.

Sagrado Coração de Jesus, protegei nossas famílias.

Outra Festa Católica importante é o dia de Nossa Senhora do Carmo, a quem se venera com o uso do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Esse é um dos mais tradicionais costumes Marianos da Igreja Católica Apostólica Romana. Além de ser uma manifestação de amor filial a Nossa Senhora esse também é outro excelente meio para ajudar a cultivar o relacionamento com Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa. Muitos católicos tem o costume de beijar o escapulário e trocar algumas palavras com Maria ou dizer uma jaculatória (pequena oração ou invocação) como uma das que seguem:

Coração dulcíssimo de Maria, preparai-nos um caminho seguro.

Doce Coração de Maria, sede minha salvação.

Santa Maria, Esperença nossa, sede sabedoria rogai por nós!

A última invocação é um trecho da ladainha lauretana, que é rezado apos os mistérios do terço. E por falar em terço é interessante lembrar o relato da Irmã Lucia Santos, uma das três crianças que viram Nossa Senhora em Fátima. Em uma das aparições Nossa Senhora estava com o Rosário em uma mão e com o escapulário em outra mão e a própria irmã Lucia diz: “O Rosário e o escapulário são inseparáveis.” (no livro “O Segredo de Fátima”)

Que a devoção de todos os católicos pelo Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Carmo cresça cada dia mais e mais, assim como a vida de oração que o Papa Bento XVI comentava.

Escapulário do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Carmo

Escapulário Nossa Senhora do Carmo e Coração de Jesus

 

 

Share Button

One Response to Você sabe ser devoto ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora do Carmo?

  1. In the market you will find quite a few bands that are smartphone previously in Kenya.
    Samsung.com being the most popular manufacturer followed by Techno.Other brands contain Huawei, Wiko mobiles,Forme, LG, Nokia, Alcatel,Sony, HTC, Rim,Apple,Bird etc.

    Smart mobile phones in Nigeria are sold in a more affordable
    cost based on the model of of the phone. From as little as Ksh.
    6,000 you can. can be owned by possess

    It’s that period of the entire year when we really get to look
    back and review the operation of the technology world
    in Nigeria. Starting today we shall be concentrating on the top-performers in the disciplines of smart mobile phones, tech occasions, start-ups sociable media hype, and also the year’s winners.

    To start off us we’re into the top smart phones that captured the imagination of
    Kenyans. The rank is founded on the keyphrases that were directed to our site, talks with different pros and information from different Cellphone stores in town (Nairobi).

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios