São Peregrino


São Peregrino
São Peregrino Laziosi (1265-1345), também chamado de São Peregrino de Forli (nome da cidade italiana onde nasceu), é um homem que passou por uma grande conversão semelhante as conversões de São Paulo e Santo Agostinho. Conhecendo mais a vida de São Peregrino vemos mais uma vez que a fé torna possível todas as coisas.

A vida de são Peregrino

A cidade de Forli não era uma cidade muito cristã e entre os que não gostavam da Igreja uma pessoa se destacava: Peregrino Laziosi.
Um dia São Philip Benizi foi a cidade buscando aproximar as almas de Deus e no meio do sermão que estava pregando Peregrino começou a insultar São Philip e bateu em seu rosto. Como resposta São Philip ofereceu a outra face, nesse momento Peregrino se arrependeu e mais tarde se converteu ao Cristianismo.
Esse acontecimento mostra como várias vezes o exemplo de vida cristã e a graça de Deus aproxima as almas de Cristo do que muitas palavras, quando não acompanhadas de atitudes de amor e perdão.
Antes Peregrino causava tumultos na cidade e depois da conversão dedicou todas as suas energias para o restabelecimento da paz na sua cidade e a expansão do Cristianismo, chegando a fundar um monastério na cidade.
Por temperamento São Peregrino era impulsivo e impetuoso, mas travou uma grande luta para ter auto-domínio, a mansidão que Jesus fala nas Bem aventuranças. Sua humildade e paciência chegaram a níveis tão grandes que o povo da cidade o chamava de segundo Jó.
Além disso, São Peregrino era muito devoto de Nossa Senhora, buscava se santificar com ajuda dEla e ajudava as pessoas a alcançarem a santidade através da devoção a Nossa Senhora.

A cura

São Peregrino ficava muito tempo em pé e caminhava muito para ajudar as pessoas onde quer que estivesse, o que causou uma chaga em sua perna que se agravou até o ponto de precisar amputar. Um dia antes da cirurgia São Peregrino passou muitas horas com um crucifixo rezando e adormeceu, ele então viu Jesus tocando a sua perna. No dia da cirurgia sua perna estava completamente curada.
São Peregrino foi canonizado pelo Papa Bento XIII em 1726 e nomeado Patrono dos doentes.

A devoção a São Peregrino

A cura de São Peregrino logo se tornou conhecida de muitas pessoas, que passaram a pedir a sua intercessão para curar de suas doenças. São conhecidos diversos casos de pessoas que rogaram a São Peregrino para obter de Deus a cura do câncer e de fato obtiveram essa graça.
Uma das formas de devoção que se difundiu foi também as Medalhas de São Peregrino. A imagem da medalha mostra São Peregrino com a perna chagada que foi milagrosamente curada por Cristo.

Medalha São Peregrino em Prata com Rubis      Medalha São Peregrino em Prata com Esmeraldas      Medalha São Peregrino em Ouro
São Peregrino é um exemplo de mudança de vida a ser imitado e também de confiança em Cristo para obtenção da cura, sendo da vontade de Deus.

 


 

Vicente Abreu

Diretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

2 Respostas para São Peregrino

  1. Boa tarde! Um padre amigo, com quem trabalho, vai visitar FORLI – Itália, terra de São Peregrino. Vcs tem algum roteiro pra Romaria do local? Aguardo retorno. Grata,

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios