São Lázaro

São Lázaro é frequentemente confundido com o pobre Lázaro da parábola contada por Jesus em Lucas, 16, 20. Mas é preciso fazer uma diferenciação, pois o verdadeiro São Lázaro é personagem importante na vida de Jesus.

A confusão acontece, primeiramente, por causa da parábola, mas também, por causa do significado do nome Lázaro. Com efeito, Lázaro significa “pobre”, “mendigo”, “miserável”, “aquele que tem o corpo cheio de feridas”, “leproso”. É daí que vem a expressão “lazarento”, significando “cheio de feridas” e “leproso”.

Na língua hebraica, porém, Lázaro significa “Meu Deus ajudou” ou “Meu Deus tem ajudado”. E este significado tem tudo a ver com o Lázaro da Parábola e também com o Lázaro amigo de Jesus. E é deste último que vamos falar: São Lázaro de Betânia.

Lázaro vivia em Betânia, um vilarejo tranquilo a cinco quilômetros de Jerusalém. Era irmão de Marta e Maria, várias vezes mencionadas nos Evangelhos. A Sagrada Escritura menciona onze idas de Jesus a Betânia.

O fato mais importante ocorrido ali foi a morte e a ressurreição de Lázaro, tão bem relatadas no capítulo 11 do Evangelho de São João. A ressurreição de Lázaro foi o estopim que agravou a perseguição dos poderosos contra Jesus, pois, a partir desse momento, ficou impossível negar que Jesus é o Filho de Deus.

Jesus é sempre visto como o Mestre, Senhor, Messias, Filho de Deus. Lázaro, porém, nos faz ver Jesus como um “amigo”. Um amigo de total confiança, que preza muito esta amizade e faz questão de alimentá-la fazendo visitas e usufruindo dessa amizade.

Na casa de Lázaro, Jesus era um amigo íntimo, um amigo que tinha liberdade de chegar sem avisar e com um tanto de gente acompanhando. Jesus sabia que na casa de Lázaro sempre seria bem recebido. Será que a casa do nosso coração está igualmente sempre pronta para receber Jesus?

Na casa de Lásaro, Jesus tinha liberdade, inclusive, de ensinar e corrigir, como o vemos fazendo em Lucas 10, 41: “Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só é necessária…”

A amizade de Lázaro com Jesus nos ensina que Jesus gosta de ter amigos e preza a amizade. Mostra também que Jesus é um excelente amigo, aquele amigo de todas as horas. Será que nós somos amigos de Jesus? Será que nossa amizade com ele é sincera? Nós contamos “tudo” para ele? Ou nossa amizade com Jesus tem “reservas”, coisas que não ousamos contar?

O dia de São Lázaro de Betânia é um dia para refletirmos também sobre nossas amizades. Quem são nossos verdadeiros amigos? Quem são aqueles com quem podemos contar de verdade? E, por outro lado, quem são aqueles que podem contar comigo e com minha amizade verdadeira?

Qual amigo pode vir descansar em minha casa? Eu tenho algum amigo em cuja casa posso ir e descansar? Não é à toa que o livro do Eclesiástico afirma: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro”. (Eclo 6,14)

Que São Lázaro interceda por nós a graça de amizades sinceras e verdadeiras. Que, por sua intercessão, consigamos fazer amigos fiéis e que sejamos também amigos fiéis e verdadeiros.

Mas, principalmente, peço a São Lázaro de Betânia que interceda para nós a graça de crescermos na amizade com Jesus. Que por sua intercessão recebamos a graça maravilhosa, a graça das graças que é conhecer Jesus pessoalmente e desenvolver uma profunda amizade com Ele.

São Lázaro de Betânia, rogai por nós!

Medalha de São José        Medalha de São José        Medalha de São José

Clique aqui para ver todos os modelos da maravilhosa medalha de São Lázaro.

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

One Response to São Lázaro

  1. salam fahimvaghean chera hame chi tkalhe hawij tkalhe , khargoosh tkalhe, zeraat va keshawarzi tkalhe, ab dadan be baghche tkalhe. va az hame badtaaar shirin tarin khateraat tkalhe , chera be naslemoon sha ..?chera?,فکر نمیکردم گذرت به اینجا بخوره:)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios