São João Evangelista

O mais jovem dos apóstolos e o que mais viveu.

João era filho de Zebedeu e Salomé, irmão de Tiago, chamado o Maior. Era o mais jovem dos discípulos. Devia ter uns 15 anos quando começou a seguir Jesus. E, desde cedo buscou uma vida espiritual, pois, antes de ser discípulo de Jesus, foi discípulo de João Batista. Foi João Batista quem apontou Jesus a ele dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo!” (João 1, 29)

João Evangelista foi o único dos discípulos que permaneceu firme ao lado de Jesus durante todo o processo de julgamento, condenação, flagelação e morte do Mestre. Todos os outros fugiram. Tanto que, antes de morrer, Jesus entrega sua Mãe, Maria, aos cuidados de João: “Filho, eis aí tua mãe.” (João 19, 27)

João é chamado de “Evangelista” porque é o autor do Quarto Evangelho. Além disso, ele escreveu três epístolas canônicas e o livro do Apocalipse, que significa “Revelação”.

João, seu irmão Tiago e seu pai Zebedeu eram pescadores de profissão, na cidade de Cafarnaum, às margens do Mar da Galiléia, ou Lago de Genesaré. Ali Jesus foi morar e formou seus discípulos.

Cafarnaum, embora pequena, era cidade importante na Galileia, pois todos os que vinham do Oriente e do Ocidente rumo a Jerusalém ou ao Egito, passavam por ali. Por isso, João viveu sua infância e juventude em meio a um grande fluxo de povos e línguas. Isto, certamente, formou sua personalidade missionária que desabrocharia mais tarde.

No começo, porém, João, como todos os outros discípulos, teve dificuldade de entender a missão de Jesus. Em certa ocasião, “…alguns samaritanos se recusam a receber Jesus. Vendo isto, Tiago e João disseram: Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?” (Lc 9,54) Mas Jesus os repreendeu dizendo que não tinha vindo ao mundo para matar ninguém, mas para salvar!

João é chamado de “o discípulo que Jesus amava”. Talvez este seja um jeito carinhoso de chama-lo de “caçula”, pelo fato de ele ser o mais novo e receber cuidados especiais de Jesus e também dos outros discípulos.

Salomé, mãe de João, era uma das mulheres que seguiam Jesus e ajudavam na manutenção do grupo. Ela também permaneceu firme ao lado do Mestre até à cruz. Pensando erroneamente que Jesus seria um “Messias temporal”, um general e guerreiro, ela fez um pedido ao Mestre: “Ordena que estes meus dois filhos (João e Tiago) se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. (Mt 20,21) Jesus a repreendeu por não saber o que estava pedindo.

Mas o interessante é que a família de João seguia Jesus. Zebedeu, o pai, não é muito mencionado nos Evangelhos, mas ele permitiu que seus filhos deixassem a empresa familiar e, juntamente com Salomé, seguissem Jesus. Portanto, ele aprovava tal situação e, certamente, seguia Jesus mais de longe, por não poder se afastar dos negócios.

João participou dos momentos mais importantes da vida pública de Jesus. Nas ocasiões especiais, Jesus chamava sempre Pedro, Tiago e João para acompanhá-lo. Assim, João presenciou a transfiguração (Marcos 9, 13) e a ressurreição da filha de Jairo (Mc 5, 22 e seguintes) e na agonia de Jesus no horto da oliveiras (Mateus 26, 38 e seguintes), entre outros fatos importantes.

Após a morte e ressurreição de Jesus, e após receber o Espírito Santo em Pentecostes, João morou com Maria em Éfeso e pregou o Evangelho em várias regiões da Ásia Menor. Com mais de noventa anos, foi exilado na ilha de Patmos, onde escreveu o Apocalipse. Após sofrer muitas torturas por causa de Jesus Cristo, faleceu de causa naturais com quase cem anos.

São João Evangelista é comparado a uma águia. Isto porque a águia voa muito alto e, lá do alto, enxerga realidades que nós não enxergamos aqui na terra. Assim são os escritos de São João: um voo às alturas da sabedoria de Deus e à profundidade do amor maravilhoso desse Deus apaixonado por nós.

Leis os escritos de São João e voe com ele, penetrando nas riquezas do amos de Deus.

 

Medalha de São José        Medalha de São José        Medalha de São José


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

2 Respostas para São João Evangelista

  1. Linda e maravilhosa a história de João. Sempre presente e fiel a Jesus.Não conhecía o apóstolo João Evangelísta ,mas vendo suas imagems aqui,vejo que éra ele mesmo que sonhei há duas noites atrás….

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios