São Francisco de Assis

A leitura do Evangelho transformou sua vida.

Parece incrível, mas o gatilho que disparou a grande mudança na vida de São Francisco de Assis foi a leitura de um manuscrito dos Evangelhos, que ele achou por acaso, depois de ter presenciado os horrores da “guerra santa”, como cruzado, em Israel. Ele não suportou os horrores da guerra, voltou e leu os manuscritos.

A força contida nesses quatro livros é impressionante. Eles já mudaram a vida de muita gente. Francisco foi um deles. Depois de ler, ele traduziu em sua vida, à sua maneira, em seus atos e obras, aquilo que ele “captou” da vida de Jesus Cristo exposta nos Evangelhos.

Depois de ler esses livros, Francisco não foi mais a mesma pessoa. Algo de muito inquietante começou a brotar em seu coração. Quem lê os Evangelhos com um coração sincero e aberto, não permanece como está, pois encontra-se com o próprio Cristo.

Antes disso, Francisco tinha contato com a religião, era católico. Tanto que partiu para as cruzadas. Porém, quando leu a vida de Jesus, tudo mudou, inclusive sua fé. Ele saltou de uma fé, digamos, “social” (porque todos eram católicos) para uma adesão pessoal à pessoa e à mensagem de Jesus Cristo. Quem dá este salto transforma sua vida e a vida do mundo.

Francisco foi considerado “O Homem do Segundo Milênio” pela revista Times, por sua obra e pela sua influência no mundo durante todo o segundo milênio. E pensar que tudo partiu de uma leitura dos Evangelhos, do encontro com Jesus nas páginas mais reproduzidas de todos os tempos.

Porém, pensando nisso, me questiono: Jesus Cristo é, sem dúvida, a pessoa mais famosa de todos os tempos, mas é também a mais desconhecida. Quantos de nós já lemos os Evangelhos como o fez São Francisco? Quantos de nós já buscamos encontrar Jesus Cristo e conhece-lo através dos escritos daqueles que conviveram com ele?

Depois de ler a vida de Cristo, São Francisco percebeu que todos, ou melhor, que “tudo” era seu “irmão”, desde o ser humano até às criaturas mais insignificantes. Irmão sol, irmã lua, irmã vida, irmã morte, criaturas de Deus mortais e imortais… Todos são irmãos.

E esta sensibilidade de São Francisco vai continuar influenciando o homem do terceiro milênio. Tanto que um Papa escolheu ser chamado de Francisco e já está marcando a história da humanidade. Nós estamos tendo o privilégio de presenciar este grande momento da história. Nós estamos tendo a graça de ver o Papa Francisco em ação, conquistando o mundo através do amor, da simpatia, da fraternidade e da sensibilidade de São Francisco de Assis.

São Francisco descobriu a Pérola preciosa de que nos fala Jesus. Ele descobriu o tesouro escondido, pelo qual vale a pena vender tudo para possui-lo. Ele descobriu que a pobreza evangélica, o desapego, faz parte desse tesouro e traz uma grande felicidade para o coração do homem.

Ele descobriu que quando se desapega de tudo por causa de Jesus Cristo, recebe-se cem vezes mais, como o Mestre de Nazaré prometeu. Ele descobriu que é dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado; e é morrendo que se vive para vida eterna.

Ele sentiu na pele que quem consola os que sofrem, é consolado; quem ama, recebe muito mais amor; quem leva o perdão onde há ofensa é muito mais feliz.

São Francisco padeceu muitos sofrimentos nesta vida, desde a rejeição de seus próprios confrades, passando pela doença e até a aridez espiritual. Porém, ele nunca deixou de ser feliz em todas essas situações de vida. E sua felicidade vinha do desapego e da doação. Quem dá, recebe. Quem não é apegado, é feliz.

Que São Francisco de Assis nos ajude na conquista da verdadeira felicidade, que consiste em conhecer Jesus Cristo, a grande Pérola Preciosa, o maravilhoso Tesouro Escondido, que nos faz enxergar tudo o mais como secundário e passageiro.

São Francisco de Assis, Rogai por nós.

 

Medalha de São José        Medalha de São José        Medalha de São José

Clique aqui para ver todos os maravilhosos modelos das medalhas de São Francisco de Assis

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

2 Respostas para São Francisco de Assis

    • Attractive section of ctnoent. I just stumbled upon your internet site and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your website posts. In whatever way I’ll be subscribing in your augment and also I achievement you access consistently fast.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios