São Benedito – Quem foi São Benedito e qual é a sua origem?

São Benedito é o primeiro negro canonizado na Igreja e seu exemplo de vida merece ser seguido. Ele era descendente de escravos oriundos da Etiópia, na África. Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos de idade, empolgado com a fé cristã, consagrou-se a Deus.

Aos 21 ingressou na ordem dos franciscanos. Fez votos de pobreza, obediência e castidade. Uma característica interessante de São Benedito é que ele era analfabeto. No convento, foi designado cozinheiro, uma função comum nos conventos, porém, de grande responsabilidae. Era um cargo de extrema confiança. Caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Por causa de sua fama de santidade, era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações. Ele retirava mantimentos do Convento, escondia-os em suas roupas e os levava para os famintos da cidade.

 


 

Vicente Abreu

Diretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

14 Respostas para São Benedito – Quem foi São Benedito e qual é a sua origem?

  1. gostaria de saber mais sobre a vida e obras realizada por este ser maravilhoso chamado sao benedito abraços juerma

  2. Eu gostaria de saber se e mesmo verdade que um santo que quem possui na cozinha perto dos armarios com mantimento nao faltara nunca alimentaçao naquela familia.
    E sempre bom dar para alguem como presente quem, e verdade?
    Eu creio que sim pois ganhei em momnto mto dificil na minha vida as provas vieram com mta presão mas nunca me faltou o arroz e o feijao.
    obrigada.nilce

    • ELE CARREGA NOS BRAÇOS A FIGURA DE UMA CRIANÇA EM MEMÓRIA AO MILAGRE DA CRIANÇA DE 6 MESES QUE MORREU ASFIXIADA APÓS UMA CIDENTE, E SÃO BENEDITO A RESSUSCITOU E ENTREGOU À SUA MÃE PARA AMAMENTÁ-LA.

  3. Hoje me contaram uma passagem de são Benedito:seus pais escravos de má fazenda não tinha filhos pois não queriam que seus filhos nascessem escravos. O fazendeiro falou que podiam ter filhos que este não seria escravo. Nasceu Benedito q logo ingressou na vida religiosa. Vindo ele visitar seus pais na fazenda encontrou a família do fazendeiro chorando pois havia morrido o seu filho.Benedito tomou a criança em seus braços e depois o devolveu a mãe dizendo: seu filho estava apenas dormindo.Diz ser este o primeiro milagre de São Benedito.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios