Santa Terezinha

 

“Quero passar o meu céu a fazer o bem na terra”.
“Depois da minha morte, farei cair uma chuva de rosas”.

A jovem Maria Francisca Tereza Martin nasceu em 1873, em Alençon, França. Filha de pais fervorosos, ela foi a caçula de quatro irmãs. Ficou órfã de mãe aos três anos e sua irmã Paulina a adotou como “filhinha”. Mais tarde, Paulina entrou para o convento e sua madrinha e irmã Maria, a assumiu. Mais tarde, também, Maria também entrou para o convento.

Esta sucessão de perdas levou Maria Tereza ao que chamamos hoje de “depressão”. Ela sofreu bastante por causa disso. Sua família rezava intensamente por sua recuperação. E esta aconteceu de maneira maravilhosa, conforme lemos no próprio relato da jovem:

“No dia 13 de maio de 1883, festa de Pentecostes, do meu leito, virei meu olhar para a imagem de Maria, e de repente a imagem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca tinha visto nada semelhante. Seu rosto exalava uma bondade e ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o sorriso encantador da Santíssima Virgem. Todas as minhas penas se foram naquele momento, e lágrimas escorreram de meus olhos, de pura alegria. Pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, foi por causa das orações que eu tive a graça do sorriso da Rainha do Céu.”

Desse momento em diante, Maria Tereza ficou curada da depressão! Trata-se de uma graça extraordinária e de uma resposta de Deus às intensas orações de sua família. Foi ela quem deu à Mãe de Jesus o título de “Nossa Senhora do Sorriso”, por causa deste acontecimento.

Depois disso, Maria Tereza sentiu-se chamada à vida carmelita. Assim, aos 15 anos, conseguiu permissão especial do Papa Leão XIII para seguir o mesmo caminho de suas irmãs e entrou para o convento de Lisieux.

Ao entrar na vida carmelita, assumiu o nome de Irmã Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. De lá, nunca saiu. Viveu uma vida humilde e escondida e passou quase despercebida, a não ser por suas irmãs e a superiora do convento, que viram a grande santidade da pequena jovem.

Santa Terezinha descobriu um caminho para a santidade que, até então, não tinha sido esmiuçado pelos santos: a “pequena via”. Este verdadeiro caminho de santidade consiste em alguns passos possíveis de serem dados e que nos levam a uma profunda experiência de Deus:

1. Descer do nosso “pedestal” e reconhecer nossa pequenez diante de Deus, aceitando nossas limitações e entregando-nos à misericórdia de Deus.

2. Reconhecer que sem Deus não somos nada. Se conseguimos fazer alguma coisa boa, é por graça de Deus, de quem provém toda virtude e santidade. Assim, ofereça a ele tudo o que fizer. Todas as suas ações, trabalhos, sofrimentos, sentimentos, por menores e insignificantes que apreçam, quando oferecidos ao Senhor com amor e por amor, tornam-se grandes e podem salvar o mundo.

3. Reconhecer que Deus é amor e misericórdia. Esse reconhecimento afasta de nosso coração todo possível “medo de Deus”, e nos leva a nos jogarmos de olhos fechados em sua infinita misericórdia. Sobre isso, Santa Terezinha escreveu: “Não posso temer um Deus que se fez por mim tão pequeno… Eu o amo! Pois ele só é amor e misericórdia!”

4. Viver o momento presente. Quão grande graça é viver o momento presente, não se atormentar pelo passado nem se angustiar pelo futuro. Nós só temos o hoje, ou melhor, o agora. Não sabemos nem o que vai acontecer daqui a pouco… Santa Tereza de Ávila dizia: “Quem tem o momento presente, tem Deus. Quem tem Deus, tem tudo!”

5. Não perder o ânimo e confiar no Senhor. Se a estrada estiver difícil, confie. Se estiver numa noite escura, confie. Se estiver fraco, confie. Alegre-se por ser fraco e pequeno, porque é sobre os fracos e os pequenos que a misericórdia de Deus se derrama. Santa Terezinha dizia: “Minha natureza é tal que o medo me faz recuar; porém, com o amor, não somente avanço, mas vôo.”

Milhões de pessoas se elevaram à santidade seguindo estes passos simples vividos s propostos por Santa Terezinha. Ela, sem dúvida, continua fazendo cair uma chuva de rosas sobre a terra e fazendo o bem a nós, que ainda estamos no caminho.

Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós.

 

Medalha de Santo Antônio          Medalha de Santo Antônio          Medalha de Santo Antônio

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

13 Respostas para Santa Terezinha

    • Oi Ledinalva,eu entrei aqui no site e vi seu pedido pela novena de santa Teresinha.Eu não sei se já lhe mandaram,mas eu também sou devota de santa Teresinha,então,resolvi ajudar.Segue aí:
      “Santíssima trindade,Pai,Filho e Espírito Santo,eu Vos agradeço todos os favores,todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus,durante os 24 anos que passou na terra;e pelos méritos de tão querida Santinha,concedei-me a graça que ardentemente Vos peço,se for conforme a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma(Faça seu pedido agora).Ó Santa Teresinha,ajudai minha fé e minha esperança,cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém Vos invocaria em vão,fazendo-me ganhar uma rosa,sinal de que alcançarei a graça solicitada(Agora,reze 24 vezes em seguida:”Glória ao Pai,ao Filho e ao Espírito Santo.Assim como era no princípio,agora e sempre…Amém!”)
      “Santa Teresinha do Menino Jesus,rogai por nós”.(Para encerrar,reze uma Ave Maria e um Pai Nosso).
      Quando terminar essa novena,você receberá de alguém uma rosa,sinal de que seu pedido será atendido por Santa Teresinha.
      Tenha fé.Que Deus te abençoe.

      • oi rita e lenivalda, faço a muitos anos o terço e a novena de Santa Terezinha, as vezes recebemos a rosa e não ligamos o fato ao outro, no inicio deste ano foi muito difícil pra mim e ainda está sendo, descobrir a infidelidade do meu esposo, recorri a Santa Terezinha, e das novenas que fiz de todas recebi uma rosa e tenho fé que este adultério vai passar e terá a hora certa pois Santa Terezinha não abandona os que são fieis a Deus, peço que nas suas orações vcs rezem por minha família. Meu nome é Mary Jane de Almeida Andrade Mendonça e do meu esposo é Arcelino Pinto de Mendonça. obrigado.

  1. Peço que santa teresinha interceda sempre a Deus por minha familia principalmente por minha prima Vera que esta fazendo quimio terapia, peço tb por todas as familias do mundo inteiro. Peço oraçoes pela alma de meu pai que morreu no dia de Santa teresinha ele casouce no altar de Santa Teresinha ele e minha mae eram fervorosos de Santa Teresinha.Rogai por nos Santa Teresinha!

  2. Peço A santa Terezinha do Menino Jesus que interceda por mim, para que eu fique boa dos meus problemas de saúde…. agradeço a Santa Terezinha por tudo e por todas as pessoas que a amam……
    que Deus nos abençoe e dê muita fé……

    Maria de Lourdes

  3. Minha Santa Terezinha, eu vos peço que interceda juntamente com Nossa mãezinha do Céu, Nossa Senhora pelo exame de vista que vou fazer amanhã, dia2 de outubro, às 13 horas, para poder dirigir, cumprir a vontade de Deus visitando doentes e todas as coisas que forem necessárias para a alegria do nosso Pai.
    Santa Terezinha, eu confio em vossa intercessão junto com a Virgem Maria e navitória e vontade do nosso Deus. Amém!!!

  4. Peço a Santa Terezinha, que me conceda a graça de que eu consiga vender os terrenos que tenho na minha chácara, entrego a vós para ajudar a alcançar essa graça.AMÉM…..

  5. Peco santa terexinha com toda confiança que eu serrei atendida pela a cura e libertação de todas enfermidade do meu filho José Dias Alencar Neto. Que seja curado como a senhora foi curada. E eu creio no poder q Deus depositou nas tuas mãos santae bemditas. Amem

  6. Caros amigos. Conheci Santa Terezinha num momento de muita agonia em minha vida e, por incrível que possa parecer por insistência dela mesmo. Por quatro vezes ela se manifestou a mim, sempre por intermédio de outras pessoas, até que minha ficha caiu.
    Foram muitas novenas todas com muitas rosas: em sonhos, odores, e-mail e watts. Achei enumeras rosas na rua. Recebi muitas graças; As rosas significam uma PROMESSA de que sua graça será atendida, porém tudo no tempo de Deus.
    Porém, se você não recebeu a rosa não significa que sua graça não esteja a caminho. Santa Terezinha gostava muito de flores, de todas as flores. Juro que pouco ou quase nada conhecia dessa querida Santa. Para mim era mais UMA de tantos Santos de Deus.. Já recebi num ano mais de quinze graças. Tenham fé! Nunca desanimem a graça pode até demorar, mas ela vem, pois Deus é fiel e sempre cumpre o que promete.

  7. Eu tive sonho duas noite,a sua imagem me fez refletir, hoje Domingo 04/06/2017 Dia do Pentecoste.Sempre estou doente quero curar-me para continuar trabalhando no seio da minha família. Preciso de uma “oração” milagrosa para mim, para minha família e para outras pessoas mais necessitadas. Amém!
    Edite Fernandes Sampaio – Av: Pau Brasil -154, Bairro Areal -São Gabriel da Cacho AM.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios