Santa Luzia

Santa Luzia ficou famosa na história por ser a protetora contra doenças dos olhos e também dos oftalmologistas. Mas, porque, afinal, isso acontece? De onde surgiu a veneração de Santa Luzia como a protetora dos olhos?

Comecemos por entender o nome. Luzia é um nome latino que significa “cheia de luz” ou “iluminadora”. E, de fato, Santa Luzia iluminou a vida de muitos, não só intercedendo e obtendo a cura dos olhos, mas também iluminando corações com seu exemplo de vida e perseverança na fé.

Luzia nasceu em Siracusa, Itália, por volta do ano 283. Filha de família rica e cristã, muito jovem ela decidiu entregar sua vida a Jesus Cristo e dedicar-se totalmente a Deus, prontificando-se a fazer o que Deus quisesse que ela fizesse.

Por isso, para ficar totalmente livre para servir a Deus e ao próximo, ela fez um voto de castidade. Mesmo sendo de uma família rica, ela, ainda jovem, começou a ajudar os pobres e a socorrê-los em suas mais diversas necessidades. Assim, Luzia aprendeu o que é o verdadeiro amor, aquele que vem de Deus e transborda para os outros.

Com a morte de seu pai, porém, a mãe de Luzia, chamada Eutíquia, prometeu-a em casamento a um jovem da alto sociedade local, sem saber do voto de castidade da filha.

Depois disso, Eutíquia ficou gravemente doente. Luzia resolveu leva-la a Catânia, no túmulo de Santa Águeda, martirizada pelos romanos. Ali, Luzia intercedeu por sua mãe e esta ficou curada. Então as duas voltaram para Siracusa e começaram a distribuir seus bens aos pobres, com muito alegria de coração.

O jovem, que esperava se casar com Luzia, porém, não gostou nada disso, começou a investigar e descobriu que as duas eram cristãs. Era o tempo da perseguição do imperador romano Diocleciano.

O jovem, vendo que não conseguiria demover Luzia de sua fé, e que não se casaria com ela por causa do voto de virgindade, denunciou-a à autoridades locais como cristã, seguidora de deuses proibidos por Roma.

Luzia foi presa e tentaram de todas as formas fazer com que ela renunciasse à sua fé em Jesus Cristo. Porém, ela não cedeu. Enfrentou as piores torturas firme na fé e não renunciou a Deus Único.

Numa tentativa desesperada de fazê-la mudar de ideia, o carrasco arrancou-lhe os dois olhos e os entregou a ela numa bandeja. Nem assim Luzia renunciou à sua fé. Conta-se que nasceram-lhe novos olhos ainda mais belos que os primeiros.

Por isso, o prefeito local mandou decapitá-la. Foi no dia 13 de dezembro de 304.

O testemunho de Santa Luzia atravessou séculos e chegou até nós.

Em 1894 o martírio de Santa Luzia foi confirmado quando seu túmulo foi descoberto. Nele, havia uma inscrição comprovando a tradição oral que há séculos contava sua história.

O testemunho de Santa Luzia fala também para nós, hoje, no Século XXI. Sua mensagem nos fala que, ainda que se tenha olhos perfeitos, se faltar a visão da fé, a visão espiritual, somos cegos e precisamos de ajuda.

Por outro lado, se tivermos a visão espiritual, a fé em Jesus Cristo, mesmo que nos falte a visão física, seremos felizes porque enxergamos aquilo que é mais precioso nesta vida: o próprio Deus e nossa relação com Ele.

Que Santa Luzia interceda por nós a saúde dos olhos físicos e espirituais. Que ela consiga para nós a fé inabalável, a fé que nos faz enxergar na escuridão, a fé que nos faz permanecer firmes mesmo nos momentos mais difíceis da vida, tendo a certeza de que Jesus está conosco.

Santa Luzia, rogai por nós.

Medalha de São José        Medalha de São José        Medalha de São José

Clique aqui para ver todos os modelos da maravilhosa medalha de Santa Luzia.

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

3 Respostas para Santa Luzia

  1. Li pela primeira vez a historia de Santa Luzia,fiquei completamente impactada,nem consigo expressar meus sentimentos verbalmente. Só sei dizer Santa Luzia rogai por nós!

  2. eu tambem ja recebi milagres pela interseção de Santa Luzia agradeço por ela estar com Deus e interceder por nós aqui na terra..Santa Luzia rogai por no´s..

  3. Meu Deus,que estória triste,minhas tias sempre me falavam,que a minha mãe pediu ajuda a S.Luzia,quando eu nasci,mas só hoje vejo quem foi S.Luzia,como sofreu.! -S.Luzia ,a sua fé foi maravilhosa,mesmo sendo torturada não a negou,por isso tornou se santa ,Deus escolhe as pessoas para nos ajudar,agradeço de coração o que a Senhora fez por mim.Amém!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios