Santa Bernadete

Pobre, analfabeta, portadora de asma, a mais velha de nove irmãos e filha de um pai desempregado.

Esta era a situação de Bernadete Soubirous aos 14 anos, quando Nossa Senhora apareceu a ela na gruta Massabielle, em Lourdes, França. Era o ano 1858. Antes disso, sua família mudou-se para Lourdes por causa do desemprego de seu pai, Francisco Soubirous. Ele era operário de moinho e ficara sem trabalho por causa da grave crise que assolou a França.

Por causa da crise, mudaram-se para Lourdes. Ao chegarem lá, foram morar primeiramente numa cadeia desativada, infecta, onde Bernadete foi contaminada pela cólera por causa da falta de higiene e condições extremamente precárias de sua família. Imagine morar num lugar desses sofrendo de asma!

Porém, nada dessas “aparências exteriores” importa para Deus. Ele vê o coração. E aquela menina pobre, miserável, tinha o coração puro.

Quando Nossa Senhora apareceu a ela, ninguém acreditou. Nem mesmo sua família. Mesmo assim, ela permaneceu firme. Sofreu perseguições de todos os lados, inclusive de pessoas da Igreja, que duvidavam da história contada por ela. Mas, admiravelmente, aquela menina “ignorante” permanecia inabalável.

O povo percebeu logo que algo extraordinário estava acontecendo com Bernadete e começou a se reunir em multidões perto da gruta onde Bernadete dizia ver “uma aparição”. Depois de revelar a Bernadete que era a Imaculada Conceição, Nossa Senhora mandou que ela cavasse o chão com as mãos ali na gruta. Onde ela cavou, brotou água, a água milagrosa de Lourdes, que já curou milhares de fiéis desde que começou a brotar.

Nossa Senhora prometeu fazer Bernadete muito feliz, porém, na vida futura, não na presente. E, de fato, assim foi. Findadas as aparições, Bernadete refugiou-se no Hospital das Irmãs de Caridade de Nevers, em Lourdes, pois o povo não lhe dava sossego. As irmãs ensinaram Bernadete a ler e escrever. Depois disso, ela escreveu de próprio punho o relato completo das aparições.

Descobrindo a vocação regliosa, Bernadete tornou-se também irmã de caridade e dedicou sua vida aos enfermos como enfermeira. Levando uma vida de oração e caridade, ela se aproximou mais ainda do amor de Deus, embora seu corpo estivesse sempre doente.

Nos últimos anos de sua vida ela ficou imobilizada numa cama por causa de uma paralisia que lhe causou muito sofrimento. Assim, faleceu nova, com apenas 35 anos, no dia 19 de abril de 1897. Multidões acorreram ao convento para as últimas homenagens a ela.

Trinta anos após sua morte foi iniciado o processo de canonização de Bernadete. Ao exumarem seu corpo, descobriram-no perfeito, incorrupto, com toda a mobilidade e plasticidade, como se ela estivesse apenas dormindo. E hoje, mais de cem anos após sua morte, seu corpo continua desafiando a ciência, permanecendo intacto, sem o mínimo sinal de putrefação. Ele fica exposto na igreja do convento de Saint Gildard de Nevers.

O Papa Pio XI canonizou Santa Bernadete em 8 de dezembro de 1933, dia da festa da Imaculada Conceição. Muito mais do que no tempo das aparições, a santidade de Bernadete foi testemunhada pelas irmãs que convieram com ela no convento. Ali, ela viveu uma vida de amor, fé, perseverança e caridade para com todos. As irmãs testemunharam também a paciência e a serenidade com que ela enfrentou sua terrível doença, deixando evidente sua fé e esperança na vida eterna.

Que Santa Bernadete interceda por nós a mesma fé e a paciência nos sofrimentos desta vida terrena, pois eles não tem comparação com a felicidade da vida futura junto de Deus.

 


Medalha de São José        Medalha de São José        Medalha de São José

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

3 Respostas para Santa Bernadete

  1. santa bernadete;pedimos a senhora a cura do cancer do meu sobrinho Eldio Aparecido Garcia Resende,que se encontra muito doente na cidade de sao jose dos campos.pelo amor de Deus conceda esse milagre.assim seja amem.

  2. gostaria de ir a israel um dia sou judeo,ganho apenas um real salario minimo,graças a DEus queridos a empresa de freire está lá no juazeiro gostaria que nos abençoacem com um renovar dos nossos cilos ciclos e comercio a moeda é de cesar a honra a ele cabe,como lider de estado e hommo electos sei que se um cezar electo,pode intervir e se permitir o comercio esta lá e o papa é nosso codice de estado ajuden-nos cariri medicamentos ltda.

  3. na presente era aquilo que um papa celar não pode ser revogado consideratte por favor se permitta amém

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios