Santa Ana e São Joaquim – Avós de Jesus

Santa Ana e São Joaquim são os pais da Virgem Maria. “Ana” ou “Hanna” em hebraico significa “graça”. Santa Ana era descendente de Aarão. São Joaquim era descendente de Davi. Nesse casamento vemos a descendência real de Jesus, conforme fora prometido nas Sagradas Escrituras.

A Tradição cristã nos conta que Santa Ana era estéril, não podendo engravidar até à velhice. Hoje sabemos que tanto o homem quanto a mulher podem ser os responsáveis pela esterilidade de um casal. Naquele tempo, porém, a responsabilidade caia somente sobre a mulher. Assim, certamente, Santa Ana sofreu muito por causa dessa esterilidade.

Mas suas lágrimas se transformaram em imensa alegria ao notar sua gravidez. E que alegria! Aquela que era tida como estéril, foi escolhida para ser a mãe da Nova Eva, aquela que iria gerar milhões de filhos em Jesus Cristo.

Fico pensando nessas aparentes “contradições” que existem na vida de todos nós. Cada um de nós tem um sofrimento, um “espinho na carne” como diz São Paulo (2Cor 12, 7). São coisas que não compreendemos, na maioria das vezes, não aceitamos e vivemos perguntando “por quê?”

Mas a história de Santa Ana e São Joaquim nos ensina que, talvez, deveríamos perguntar: ”para quê?” Santa Ana certamente não sabia, nem sonhava em ser a mãe daquela que geraria o Salvador. Ela também, nos seus momentos de sofrimento, deve ter perguntado “por quê?” E, ao que tudo indica, mesmo depois de ter gerado Maria, ela não ficou sabendo nesta vida, que sua filha tinha sido a escolhida para ser a mãe do Salvador. Ana e Joaquim podem ter visto seu neto abençoado, mas será que eles souberam que aquele netinho era o Messias?

Penso isso porque os Evangelhos não trazem nenhuma menção a Santa Ana, nem a São Joaquim. Muito provavelmente, quando Jesus se tornou um adolescente, eles já tinham partido para a casa do Pai e só ficaram sabendo da grande verdade na glória de Deus.

E pode ser que isso venha a acontecer conosco também. Muitos sofrimentos em nossa vida, os quais não compreendemos nem aceitamos, só serão inteiramente compreendidos quando estivermos na glória de Deus.

Isso não é conformismo. Claro que devemos lutar para superar sofrimentos, problemas e dificuldades. Mas, como aconteceu com Santa Ana, nossos sofrimentos podem estar servindo a propósitos maiores e mais importantes que nós mesmos. Quem sabe? Esta é uma das grandes lições que aprendemos com Santa Ana e São Joaquim.

Santa Ana e São Joaquim também são os avós de Jesus e isso merece uma reflexão interessante. Apesar de não terem visto seu neto adulto realizando as obras maravilhosas da pregação do Reino dos Céus, eles influenciaram genética e espiritualmente na vida de Jesus. De certa maneira, eles contribuíram para que o homem Jesus fosse quem fosse. E, mais uma vez, não o souberam nesta vida.

Santa Ana e São Joaquim nos ensinam a nos contentarmos com aquilo que podemos, com aquilo que está ao nosso alcance. Ao alcance deles estava gerar Maria. Mas não estava a seu alcance ver o neto Jesus pregando, revelando-se e passando pelo Mistério Pascal. E, nem por isso, foram infelizes. Ao contrário, devem ter sido muito felizes podendo gerar Maria e convivendo com a filha “Cheia de Graça”.

Que Santa Ana e São Joaquim intercedam para a nós a graça de nos contentarmos com aquilo que somos e podemos, sem conformismo, mas com maturidade. E que também nos consigam a graça de aceitar aquilo que não compreendemos. São grandes graças que nos ajudarão a viver muito mais felizes.

 

 alt=    São Sebastião  São Sebastião

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

9 Respostas para Santa Ana e São Joaquim – Avós de Jesus

  1. eu peço a santa Ana que inteceda a jesus, pela minha saúde e pela saúde de minha Familia tanbem e as familias do Brasil e do mundo inteiro Amém! eu Antonio Barreto Aracaju/SE

  2. eu só muito devota de santa Ana eu faco a festa dela todo dia 26 de julho peso que santa ana min der saude para continua cuidando da da capela de santa ana que proteja toda minha familia e do mundo enteiro .vande-fatima poço redondo se.

  3. Meu filho é Autista .Tem crises e manias e é nervoso .

    A leitura da vida de Santa Ana e São Joaquim me confortou muito.
    Por isso peço-lhe Orações para Paulo Renato Ramos.
    Desde já ,muito agradecida .Abraços Maria Dulce Baffi Ramos.

  4. Gostaria de fazer uma correção fraterna. O dia de Santa Ana e São Joaquim é dia 26 de julho, não hoje, 26 de junho. Talvez por alguma razão, trocaram o mês dos Santos. Grata pela atenção.

  5. Temos uma casa de morada permanente para idosas com o nome de Sta Ana pelo carinho que ela representa pra nos que do mesmo modo transferimos para as nossas também vovós amadas.Pedimos as suas graças a todas nos.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios