Quais são os principais pontos da Fé Católica?

No ano da fé esta pergunta tem especial importância. Os principais pontos da Fé católica estão contidos no Credo. O Credo é a profissão de fé da Igreja, ou seja, é a afirmação clara e definida de tudo aquilo que o fiel católico acredita. De fato, no credo estão contidos todos os artigos da Fé católica.

Destacam-se, porém, alguns, que são os principais pontos ou artigos da Fé Católica. O primeiro deles é o mistério da Santíssima Trindade. Deus é “Uno e Trino”. São três pessoas distintas, diferentes e unidas em um só Deus. As três pessoas são Pai, Filho e Espírito Santo. Esta é a “identidade de Deus”.

O Pai é o Criador de todas as coisas. O Filho é Jesus Cristo, o salvador, Deus feito homem para salvar o homem. O Espírito Santo é o amor do Pai e do Filho personificado. É o santificador dos homens, é aquele que revela ao coração dos homens quem é Deus.

Como o próprio nome diz, a Santíssima Trindade é um “mistério”. Mistério é algo que está acima da nossa capacidade de compreensão. Santo Agostinho sofria por tentar e não conseguir compreender tal mistério. Certa vez, ele caminhava numa praia triste por causa disso. Então, teve um sinal de Deus. Ele viu uma criança pegando água do mar com uma caneca e jogando num buraquinho que fizera na areia. Santo Agostinho aproximou-se e perguntou o que ele estava fazendo. O menino respondeu: “Estou tentando pegar toda a água do mar e jogar aqui dentro.” Santo Agostinho sorriu e disse que isto seria impossível, pois o oceano não cabe num buraquinho de areia. Então o menino respondeu: “Da mesma forma, o mistério da Santíssima Trindade não cabe na cabeça dos homens…” A partir desse momento, Santo Agostinho aceitou o fato de que não tinha capacidade para compreender e apaziguou seu coração.

Outro ponto principal da Fé Católica é o fato de que a Igreja Católica é a única que descende em linha direta dos primeiros cristãos e, em última análise, de Jesus Cristo. De fato, quando se faz uma retrospectiva da linha sucessória dos Papas, chega-se a São Pedro, o primeiro Papa da história, instituído pelo próprio Jesus. Portanto, a Fé Católica é genuína, autêntica e origina-se diretamente da fonte que é Jesus Cristo e o Novo Testamento.

Um ponto importante na Fé Católica é a devoção à Virgem Maria. De fato, se Maria não tivesse dito “sim” a Deus – e ela era livre para isso – não teríamos a maravilhosa Fé que professamos. Ela é a mãe biológica de Jesus Cristo, o fundador da Igreja Católica, o autor da nossa fé. Por isso, ela merece um lugar de destaque. Porém, ao contrário do que muitos dizem, os católicos não adoram a Virgem Maria. Adoração, só se deve a Deus. A Fé Católica “venera” Maria, isto é, tem um grande amor e respeito por aquela sem a qual não teríamos Jesus Cristo.

A Fé Católica tem outro ponto importante nos Sacramentos. Para os Católicos, os Sacramentos são “sinais eficazes” da presença de Deus. O que quer dizer isso? Quer dizer que, através de cada um dos sete Sacramentos, o próprio Deus se faz presente.

Assim, no Batismo, Deus Espírito Santo insere o batizado na Igreja e passa a morar em seu coração. No Sacramento da Confissão, ou Reconciliação, O próprio Jesus perdoa os pecados do fiel através da pessoa do Sacerdote. A Comunhão é o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo feito alimento para os homens. O Matrimônio é o Sacramento pelo qual Deus se faz presente na humanidade através do amor de marido e esposa. A Crisma é o Sacramento da Confirmação na fé daquele que foi batizado. Através dele, o fiel recebe a efusão do Espírito Santo em sua vida. Ele passa a ser um “apóstolo”, ou seja, um “enviado” de Deus para anunciar com sua vida o amor de Deus. E a Ordem é o Sacramento pelo qual o Espírito Santo dá aos sacerdotes o poder de representarem o próprio Jesus e de celebrarem os Sacramentos para o bem dos homens, tornando cada vez mais real a presença de Deus.

Outro ponto principal da Fé Católica está contido no primeiro e no segundo mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. A Fé Católica não é uma fé etérea, nas nuvens. Não. É uma fé que penetra na realidade do ser humano, no dia a dia de cada um. Não adianta afirmar que se crê em Deus, se não amar o seu próximo. Este é um dos pontos mais importantes da Fé Católica. Aquele que crê, ama. E aquele que não ama, não crê de verdade. Pode até crer em alguma coisa, mas não na Fé Católica.

Como vimos, a Fé Católica é uma fé clara, amadurecida ao longo de dois mil anos e que penetra na vida, transformando-a, elevando-a, dando dignidade, respeito, bondade, felicidade e amor. Que Deus nos dê a graça de conhecermos a Fé que professamos no credo e de praticá-la em nosso cotidiano. Assim, certamente, seremos pessoas felizes, apesar dos problemas que fazem parte da vida de todos.

 


 

Vicente Abreu

Diretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

2 Respostas para Quais são os principais pontos da Fé Católica?

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios