O que é a religião católica?

A Religião Católica é, primeiramente, uma religião cristã, ou seja, uma religião que segue os ensinamentos de Jesus Cristo revelados na Bíblia, especialmente no Novo Testamento. Em segundo lugar, ela é uma religião “monoteísta”, isto é, uma religião que professa a fé no Deus Único. E em terceiro lugar, a Religião Católica é o conjunto de doutrinas, ritos e práticas de vida em conformidade com o Papa e a Igreja Católica Apostólica Romana, sediada no Vaticano.

A Religião Católica compreende a Igreja Católica Romana, que segue o Rito Latino, (usado no Ocidente) e mais vinte e três Igrejas Orientais, que seguem ritos diferentes, como, por exemplo, a Igreja Católica Maronita, Católica Melquita, Católica Siríaca, Católica Bizantina. Cada uma delas utiliza seu próprio rito nas celebrações, orações e costumes. Porém, todas essas diferenças, originadas da cultura de cada região onde essas Igrejas estão inseridas, estão de acordo com a Doutrina Católica Romana e obedecem ao Papa.

Aquilo que foi revelado à humanidade através das Sagradas Escrituras e, principalmente, pelos ensinamentos e palavras de Jesus Cristo, é chamado pela Igreja de “Revelação”. Como o próprio nome diz, trata-se de Doutrina que foi revelada por Deus. Não foi uma doutrina construída pela mente humana através de estudos, constatações, deduções, filosofias. Não. A Doutrina Católica é uma Doutrina Revelada por Deus e o ser humano não pode modificá-la.

Ensinamentos como perdoar os inimigos, a presença real de Jesus no Pão Eucarístico, entre tantos outros, são ensinamentos inéditos na história da humanidade. Nenhuma outra religião na face da terra ousou sequer mencionar doutrinas semelhantes. Por isso, a parte principal da Doutrina Católica é tida como revelada por Deus. Se analisarmos bem, o homem não conseguiria chegar a uma Doutrina tão elevada pela sua simples construção mental.

Os sete sacramentos da Religião Católica (Batismo, Reconciliação, Comunhão, Crisma, Matrimônio e Ordem) estão contidos na Revelação. Eles foram revelados por Jesus Cristo no tempo de vida pública e estão relatados nos quatro Evangelhos.

Além da Revelação, a Religião Católica conta também com a Tradição. E Tradição com “T” maiúsculo, como é chamada. Essa Tradição não deixa de ser igualmente “Revelação”, mas é chamada de Tradição porque aconteceu ao longo dos séculos, depois do tempo da Revelação dada por Jesus Cristo e pelos Apóstolos.

Dogmas de Fé, como a Imaculada Conceição de Maria, e fatos como a divisão das comunidades em dioceses e paróquias, a catequese, os ministérios, a espiritualidade, o aprofundamento na oração, a experiência da adoração, as instituições de caridade, as Ordens Religiosas, os movimentos, a Doutrina Social da Igreja e tantas outras riquezas aconteceram através de grandes movimentações dos católicos e de lideranças da Igreja, bem como do ensino inspirado de santos e Doutores da Igreja. Tudo isso é chamado de Tradição, que continua acompanhando a Igreja ao longo dos Séculos.

Sempre surgirão necessidades novas às quais a Igreja, inspirada pelo Espírito Santo, terá que dar sua posição para que os fiéis saibam que caminho seguir. Documentos de Concílios, como o Concílio de Éfeso e o Concílio Vaticano II são grandes marcos históricos e doutrinais. Eles vão aperfeiçoando a Doutrina Católica no que diz respeito à Tradição.

Um outro aspecto relevante da Religião Católica diz respeito à prática da caridade, da misericórdia e do amor fraterno. Com efeito, a Igreja é a maior instituição de caridade que existe em todos os tempos. Isso acontece em obediência ao mandamento de Jesus Cristo de nos amarmos uns aos outros. Os hospitais como conhecemos hoje, nasceram por causa da Religião Católica. As universidades e a ciência como conhecemos hoje, nasceram na Igreja católica. Ordens religiosas, como a dos Salesianos, já salvaram da miséria milhões de crianças e adolescentes em risco social ao redor do mundo. Sociedades leigas como a Sociedade São Vicente de Paulo ajudaram e ajudam milhões de necessitados e famintos em todo o mundo.

Tudo isso são frutos da Religião Católica na história. O mundo, especialmente o Ocidente é formado por uma enorme influência da Religião Católica. Trata-se de uma religião que moldou a sociedade e a nossa maneira de viver. Até mesmo hábitos de civilidade e respeito ao próximo que hoje julgamos normais, não eram normais há séculos atrás. O assassinato, por exemplo, era visto em algumas sociedades como ato heroico. Foi somente após a chegada da Religião Católica que atitudes como esta foram passando a ser rejeitadas, pois as pessoas passaram a compreender a dignidade da pessoa humana.

Esta é a Religião Católica, presente em todo o mundo, levando a mensagem de Jesus Cristo, levando esperança aos desesperados, horizontes aos desiludidos, amor aos carentes e vida aos que estão perto da morte. Apesar de toda a sua fraqueza, pois trata-se de religião praticada por seres humanos falhos e imperfeitos, a Religião Católica vem cumprido sua missão neste mundo, mostrando ao homem a dignidade do bem mais precioso que ele recebeu de Deus: a vida e sua vocação para estar junto com Deus.

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

23 Respostas para O que é a religião católica?

    • Caro… Não conheço vc …Mas com todo o respeito, se realmente gosta da religião Católica por que não experimenta..

  1. Amo a religião CATÓLICA pois essa é a minha religião .Que aumente o número de pessoas profetando a sua fé e recebendo graças nessa igreja..

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios

*