Nossa Senhora dos Navegantes

A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes é extremamente bela. Além disso, é uma imagem que “fala” a linguagem corporal e dá uma mensagem maravilhosa, que eu gostaria de partilhar.

A imagem é Maria levantando o Menino Jesus em seus braços, e ele, por sua vez, segura uma âncora dependurada na mão, como se estivesse “lançando a âncora”. É “só” isso e “tudo” isso.

Vários detalhes me chamam a atenção. O primeiro é que a Virgem Maria está como que “mostrando o Menino Jesus”. Trata-se de uma mensagem teologicamente correta. Maria sempre chama a atenção para Jesus, nunca para si. Em todas as aparições de Nossa Senhora ela relembra isso: o importante é Jesus.

Em segundo lugar, Jesus, no colo de Maria, segura uma âncora. A âncora é sinal de segurança, de paz, de estabilidade. E a âncora está na mão de quem? De Jesus! A Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes fala: confie em Jesus. Ele tem a âncora que trará paz ao seu coração. Ele é a própria âncora. Ele vai lhe dar segurança e estabilidade nesta vida.

Atravessando os mares da vida, cheios de ondas e ventos perigosos, é bom saber que temos uma âncora tão poderosa, que pode nos sustentar quando mais precisamos. Jesus é âncora e é também “porto seguro”.

Mas a âncora está também nos braços da Mãe. Ela pode pedir a Jesus que nos socorra quando o mar estiver muito revolto. Ela pode e quer atender a nossos pedidos e conceder as graças que Deus confiou a ela para que ela distribuísse. Numa aparição a Santa Catarina Labouré ela diz: “Tenho muitas graças para distribuir, mas as pessoas não me pedem…” Maria é intercessora e quer interceder, pedir por você e por todas as suas necessidades.

No dia 2 de fevereiro a Igreja comemora a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Ela é a padroeira de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Lá, na festa da Santa reúnem-se mais de 100 mil pessoas todos os anos. Ela é padroeira também da cidade de Navegantes, SC, que tem seu nome em homenagem à Santa.

Em Pelotas, Rio Grande do Sul, também celebra a festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Nessa festa, como também em Porto Alegre e Navegantes, há grandiosas procissões de barcos acompanhando a imagem da Santa, que vai até aos portos principais dessas localidades.

A devoção a Nossa Senhora dos Navegantes surgiu com as grandes navegações portuguesas. Tanto os grandes navegadores quanto os marinheiros que os acompanhavam eram fiéis e depositavam na Virgem Maria toda a confiança em meio aos perigos do mar.

Nossa Senhora dos Navegantes tem outros títulos também relacionados a ela. Veja só:
Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Boa Esperança e, ainda, Nossa Senhora da Esperança.

Nossa Senhora dos Navegantes é aquela estrela brilhante que nos guia nos mares bravios desta vida. Ela aponta para o caminho: Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ela pode nos levar até ele e nos fazer chegar a um porto seguro onde existe paz, segurança, amor, felicidade.

A oração a Nossa Senhora dos navegantes é linda. Há um trecho que quero partilhar:

“Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.
Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer, torna a me fortalecer. Com vossa proteção e a benção de vosso Filho Jesus, a embarcação da minha vida, há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Amém. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.”

Medalha de São José        Medalha de São José        Medalha de São José

 

 


 

Vicente Abreu

Diretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

One Response to Nossa Senhora dos Navegantes

  1. gostaria enviasse essa imagem de n dos navegantes com maior nitidez com a frase bem nítida. desde já agradeço a sua gentileza.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios