Nossa Senhora do Rosário

A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa São Pio V em 1571 por causa de uma grande vitória obtida após três dias de oração e recitação do Santo Rosário.

Os turcos otomanos vinham invadindo e conquistando o oriente médio, deixando um rastro de destruição por onde passavam. Igrejas eram queimadas e destruídas, padres e bispos eram assassinados e fiéis que não renunciavam à fé cristã eram mortos cruelmente.

E aconteceu que este exército violento formou uma poderosa esquadra com mais de duzentos navios e chegou ao Estreito de Lepanto, que era a porta de entrada para a Europa para quem vinha do oriente. Os planos, claro, eram invadir a Europa e instalar o islamismo com a mesma violência exercida antes.

Ao saber de tal projeto, Dom João da Áustria organizou rapidamente uma esquadra para defender a Europa no Estreito de Lepanto. Porém, a esquadra conseguida por Dom João era bem menor que a dos otomanos. Do ponto de vista racional, seria impossível vencer os invasores.

Dom João da Áustria, porém, conseguiu um feito extraordinário: ele reuniu todos os homens do exército recém formado e convenceu-os a jejuar e rezar o Rosário de Nossa Senhora durante três dias. Todos sentiam que a vitória só poderia vir de Deus naquela situação. Ao mesmo tempo, o Papa Pio V fazia procissões, jejuns e orações com multidões de cristãos em Roma pela mesmo intenção.

Após esse tempo de oração e Jejum, chegou o dia da grande Batalha de Lepanto, como ficou conhecida historicamente. Os cristãos começaram perdendo. Porém, de repente, os otomanos começaram a fugir em massa sem uma explicação aparente e os cristãos conseguiram uma vitória extraordinária, que ficou registrada nos livros oficiais dos navios.

Só depois, ao conversarem com inúmeros otomanos presos é que souberam o que, de fato, tinha acontecido: eles disseram em voz unânime que, de repente, uma Senhora luminosa, poderosa apareceu sobre os navios cristãos. Sua luz era tal, que obrigava os turcos a fugirem. Quando pediam para descrevê-la, todos diziam que ela tinha um rosário brilhante nas mãos.

No mesmo dia, antes que os mensageiros chegassem a Roma, o Papa Pio V ficou sabendo da vitória por um aviso celestial. Só depois de duas semanas é que os mensageiros chegaram com a notícia.

Por isso, o Papa Pio V instituiu o dia de Nossa senhora do Rosário. Trata-se de uma vitória emblemática, que é um paradigma para nossa vida neste mundo.

Aqui, enfrentamos várias batalhas, tanto espirituais quanto materiais. Ninguém está livre das lutas do dia a dia, das dificuldades, das provações. Porém, nós temos a quem recorrer, nós temos uma arma poderosa que se chama o Rosário de Nossa Senhora.

Quantos de nós podemos testemunhar o poder da oração do Santo Rosário! Os testemunhos são inúmeros, incontáveis. O Rosário é uma oração simples e cristocêntrica. Sim, Jesus Cristo é o centro desta oração poderosa. Ao rezá-la, contemplamos os mistérios da vida, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Além disso, repetimos palavras que o anjo Gabriel e Santa Isabel disseram à Virgem Maria.

O Rosário é, portanto, uma oração que nos foi dada do céu; não é uma invenção humana. Ela é profunda, simples e eficaz. Ela nos leva para Deus, nos leva para o céu.

Que neste dia, Nossa Senhora do Rosário nos dê a graça de conhecer quão maravilhosa é a oração do Rosário, quão transformadora, quão profunda e eficaz ela é. Que tenhamos a graça de, pelo menos, querer conhecer como é esta oração que já salvou tantas vidas e que já fez tantas coisas extraordinárias neste mundo.

Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós.

 

Nossa Senhora do Rosário Ouro          Nossa Senhora do Rosário Diamante Ouro          Nossa Senhora do Rosário Esmeralda Ouro

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

5 Respostas para Nossa Senhora do Rosário

  1. Só podia ser um milagre de n. Sra. que ela me proteja, a mim , minhas filha e minha neta. Que traga minha saúde de volta, para que eu possa ajudar minha filha a cuidar de minha neta.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios