Nossa Senhora de Aparecida

O dia 12 de outubro passou a ser feriado nacional desde 1980, quando o então presidente João Figueiredo promulgou a lei instituindo a festa no calendário civil brasileiro.

Porém, a festa de Nossa Senhora Aparecida está no coração do povo desde o tempo de sua descoberta nas águas do Rio Paraíba. A devoção começou pequena, como na parábola do grão de mostarda contada por Jesus. Porém, ao longo do tempo, tornou-se uma árvore extremamente grande, estendendo sua sobra protetora por todo o Brasil. Veja como esta árvore maravilhosa cresceu.

Quando a imagem foi descoberta em 1717, foi levada para a casa do pescador Filipe Pedroso, que tinha pescado o corpo da santa em sua rede. Lá, limparam-na e viram que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, feita em terracota. Então, fizeram um manto simples para cobri-la e a puseram num pequeno altar feito com todo carinho. Ali começaram a fazer orações à Virgem diariamente.

Logo a novidade da descoberta de Nossa Senhora da Conceição nas águas do rio se espalhou e as pessoas da região começaram a ir à casa de Filipe Pedroso para rezar. Então, passaram a chamar carinhosamente a santa de “Aparecida”, porque ela tinha aparecido nas águas do Paraíba. Assim, a imagem permaneceu na casa de Filipe Pedroso por quinze anos.

Porém, como a semente de mostarda, a devoção foi crescendo. Graças e mais graças começaram acontecer para os que rezavam diante da imagem e as notícias se espalhavam mais e mais. O fluxo de pessoas à casa de Filipe Pedroso começou a ser tão grande que, em 1732 sua família construiu o primeiro oratório dedicado a Nossa Senhora Aparecida.

A fama dos milagres acontecidos por intercessão de Nossa Senhora Aparecida se espalhava e o povo começava a ir em multidões para rezar à Virgem. Por isso, construíram uma capela maior, depois outra e outra maior ainda até que em 1888 foi consagrado o primeiro templo dedicado a ela. Esta igreja existe até hoje na cidade de Aparecida e é conhecida como “Basílica Velha”.

Em 1894 os Missionários Redentoristas foram para Aparecida, tendo sido designados pela Santa Sé, com a missão de conservar a pureza da devoção e evangelizar o povo que acorria para lá. Desde então eles exercem um trabalho maravilhoso conservando esta preciosidade nacional que é a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

A primeira grande romaria oficial a Aparecida foi registrada em 1900. Nessa ocasião, mil e duzentos romeiros da cidade de São Paulo foram até Aparecida, de trem, guiados pelo bispo diocesano. Foi um grande acontecimento na época.

No ano 1904 a Princesa Isabel, que se tornara devota de Aparecida, ofereceu uma coroa de ouro para ser colocada na imagem de Nossa Senhora, como símbolo de sua realeza. Assim, neste mesmo ano, Nossa Senhora Aparecida foi coroada como “Rainha do Brasil”.

Vinte e seis anos depois, em 1930, Nossa Senhora Aparecida foi solenemente proclamada “Rainha e Padroeira do Brasil” pelo Papa Pio XI.

Em 1940, Dom José Gaspar de Afonseca, bispo do Rio de Janeiro, vendo o número cada vez maior de romeiros acorrendo ao local, teve a ideia de construir a Basílica Nova.

Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, seu sucessor, deu continuidade ao projeto. Assim, a pedra fundamental foi coloca em 10 de Setembro de 1946. A solenidade aconteceu com a vinda do Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira. O cardeal trouxe terra da área do santuário de Fátima, onde Nossa Senhora aparecera maravilhosamente, e a depositou em um cofre especial contido na pedra angular. A construção efetiva da grande basílica teve início em 1952.

As dimensões da Basílica são impressionantes. Ela tem 173 metros de comprimento por 168 de largura. Sua área coberta é de aproximadamente 18.000 metros quadrados. A cúpula tem 80 metros de altura. Além disso, ela tem quatro naves em cruz, cada uma com 40 metros. Exteriormente, a torre com os sinos mede 108 metros de altura. A capacidade total da Basílica é para abrigar 45.000 pessoas. Hoje, a Basílica Nova é o maior Santuário da terra, dedicado a Nossa Senhora. Apenas a Basílica de São Pedro, que fica no Vaticano, é maior do que ela.

E as datas importantes continuam. Em de 19 de Abril de 1958, o Papa Pio XII criou a Arquidiocese Metropolitana de Aparecida.

Em 15 de Agosto de 1967, comemorando o 250º Aniversário do encontro da imagem, a Basílica Nova foi inaugurada pelo Papa Paulo VI, representado oficialmente por um enviado especial do Vaticano, embora estivesse ainda inacabada.

Finalmente, em Julho de 1980, o Papa João Paulo II, quando de sua primeira visita ao brasil, consagrou oficialmente a Basílica a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Atualmente, milhões de romeiros e peregrinos acorrem a Aparecida vindos de todas as regiões do país e de outras nações católicas. Da mesma forma, são milhões de graças alcançadas através da intercessão bondosa da Mãe Aparecida, fazendo deste santuário um dos mais importantes do mundo.

 

Medalha de São José        Medalha de São José        Medalha de São José

Clique aqui para ver todos os modelos da maravilhosa medalha de Nossa Senhora de Aparecida

 


 

 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

2 Respostas para Nossa Senhora de Aparecida

  1. Ole1, pessoal! Je1 estou de volta e ardagee7o a todos que me desejaram um bom feriado: eu descansei, tomei sol e comi muito mais do que devia… Como passarei a prf3xima semana a e1gua e alface, ne3o esperem guloseimas te3o cedo! Brincadeira, voceas sabem que eu ne3o consigo ficar muitos dias longe da cozinha, ne3o sabem? ;o)E para quem passou aqui e deixou um comente1rio pela primeira vez, eu ardagee7o muito e garanto que vou retribuir a visita em breve!Um beijo enorme e uma semana maravilhosa para voceas!!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios