Medalha Milagrosa

Além de ser o dia de Nossa Senhora das Graças, 27 de novembro é também o dia da Medalha Milagrosa.

Esta medalha, de fato, é milagrosa desde o momento em que foi revelada a Santa Catarina Labouré, na capela do convento das irmãs Lazaristas, situada na Rua du Bac, 140, em Paris, França. A revelação aconteceu no ano 1830.

Catarina, então noviça, estava em oração na capela quando a Virgem Maria lhe apareceu sob a aparência de Nossa Senhora das Graças. Na aparição, após dar sua mensagem pedindo oração, Nossa Senhora apareceu “dentro” das formas da Medalha, explicou o significado dos símbolos a Santa Catarina e pediu que fosse cunhada uma medalha com aquelas formas e símbolos.

Na face principal da Medalha Milagrosa vemos a imagem de Nossa Senhora das Graças sobre o globo terrestre, pisando sobre uma serpente e tendo raios saindo de suas mãos.

Os raios simbolizam as graças que Nossa Senhora pode e quer nos conceder, mas que nós pedimos a ela. Nossa Senhora lamenta que seus filhos não pedem as graças maravilhosas que ela quer nos dar. Mas ainda é tempo de pedir.

Nossa Senhora sobre o globo terrestre simboliza o poder de intercessão que ela tem sobre todas as pessoas de todas as partes do mundo. Simboliza também o fato de que todos nós somos seus filhos.

O fato de estar pisando sobre a serpente significa que a Virgem Maria também vence o maligno, pelo poder de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, ela tem poder de nos proteger do mal e de nos socorrer nas tentações, desde que a procuremos na oração.

Na frente da Medalha tem também uma inscrição que se tornou uma jaculatória usada pelos cristãos no mundo inteiro: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.” Esta jaculatória foi ensinada a Santa Catarina Labouré pela própria Virgem Maria durante a aparição. Rezada várias vezes ao dia, ela conforta o coração e nos traz a paz.

No reverso da Medalha, outros símbolos muito significativos. Doze estrelas cercam a Medalha simbolizando as doze tribos de Israel que, por sua vez, simbolizam todas as nações. As doze estrelas simbolizam também os doze apóstolos e a mensagem que eles pregaram, ou seja, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A cruz entrelaçada à letra “M” simboliza a salvação de Cristo trazida pela cruz. Esta salvação está entrelaçada eternamente à Virgem Maria, simbolizada pelo “M”. Ela gerou Jesus e sofreu com ele até o fim. Por isso, ela é Corredentora da humanidade.

Abaixo da cruz e o “M”, vemos os corações de Jesus, coroado de espinhos, lembrando a paixão de Cristo, e o de Maria, transpassado por uma espada, lembrando a profecia de Simeão e as dores de Nossa Senhora.

A Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças, de fato, merece ser chamada de “milagrosa”. Dois anos após a aparição, foi cunhado o primeiro lote de medalhas. Os fiéis começaram a usá-la com devoção, sabendo de sua origem, e inúmeras graças e milagres foram acontecendo.

Durante uma grande peste na Europa, a devoção à Medalha Milagrosa e a oração fervorosa salvaram milhares de vidas desenganadas. Desde então a fama da Medalha Milagrosa se espalhou de tal forma que, em poucos anos, milhões de Medalhas já tinha sido cunhadas em todas as partes de mundo.

A Medalha Milagrosa é um presente de Nossa Senhora das Graças. Ela é “cheia de graça”. Ela tem muitas graças para nos dar através de seu poder de intercessão. Porém, ela lamenta que nós não lhe pedimos essas graças.

Por isso, eu lhe faço um convite: peça. Reze o terço. Use a Medalha Milagrosa com fé e devoção e abra-se para as graças maravilhosas que Nossa Senhora tem para lhe dar.

 

 

Clique aqui para ver todos os modelos

 


 

Vicente AbreuDiretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

One Response to Medalha Milagrosa

  1. desejo o biter uma medalia e um escapolario por favor mim mande como eu vou pagar e quanto.enderecio QNM /04 CONJUNTO L CASA 13 CEILANDIA NORTE CP.72210040. ASS. EMERINA PAULA N CUNHA

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios