Como nasceu a Religião Católica

A Religião Católica nasceu no dia de Pentecostes, isto é, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus e uma semana após sua Ascenção ao céu. Com efeito, logo depois destes acontecimentos, o quinto livro do Novo Testamento intitulado “Atos dos Apóstolos”, escrito por São Lucas, narra a vida e as ações dos primeiros cristãos em Jerusalém e em cidades do Oriente Médio. Essas ações narradas por São Lucas já são próprias daquilo que conhecemos hoje como “Religião Católica”. Portanto, a Religião Católica data do primeiro Século da era cristã.

A palavra “Católica” vem do grego e quer dizer “Universal”. E essa universalidade da Igreja Católica aparece desde o dia de Pentecostes. De fato, São Lucas narra que, após a vinda do Espírito Santo, pessoas de várias nacionalidades reunidas em Jerusalém ouviram os Apóstolos pregarem a novidade de Jesus de Nazaré em sua própria língua. Este é o sentido da “catolicidade” ou “universalidade” da Igreja: a mensagem de Jesus Cristo é para todos, de todos os lugares do mundo, de todas as nações, de todas as línguas.

O rito mais importante existente na Religião Católica é a Celebração Eucarística, ou a Santa Missa. São Lucas já faz referência a este ritual vivenciado pelos primeiros cristãos desde o primeiro Século, quando fala do “Partir do Pão”. Esse é o nome dado à Celebração Eucarística pelos primeiros cristãos. (Atos 2, 46) Na verdade, foi o próprio Jesus Cristo quem criou a Celebração Eucarística na quinta feira santa, na sua “Última Ceia” com os apóstolos. O que os Apóstolos fizeram depois disso foi apenas obedecer à ordem de Jesus que disse: “Fazei isto (“isto” quer dizer o partir do pão) em minha memória”. (Lucas 22, 19) São Paulo também menciona o “Partir do Pão” como referência à celebração Eucarística em 1Cor 11, 24-25.

Foram encontradas referências claras à Oração Eucarística número 1 no primeiro Século, nas catacumbas de Roma. Esta Oração Eucarística 1 atravessou dois mil anos de história e é usada até hoje nas missas da Igreja Católica em todo o mundo. Isso mostra a força das raízes da Religião Católica. São dois mil anos de Tradição. E “Tradição” com “T” maiúsculo, como este termo é usado na Igreja, para se referir àquela Tradição que é verdadeira, forte e profunda. E essa Tradição começou com o próprio Jesus Cristo.

No tempo em que São Lucas ainda era vivo, ou seja, no primeiro Século da Era Cristã, na cidade de Antioquia, os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de “cristãos”. Lucas achou o fato tão interessante que relatou-o em seu segundo livro. (Atos 11, 26) Mais tarde, Paulo usará bastante esse termo para se referir aos seguidores de Cristo. São Pedro também (1Pd 4, 16). Essas referências mostram que o termo “cristão” já era bem disseminado na segunda metade do primeiro século. Mostra também que a Religião Católica e os cristãos tinham a mesma identidade, pois os ritos e as orações que estes usavam, são os mesmos que a Religião Católica usa até hoje.

A Religião Católica foi duramente perseguida pelo Império Romano nos primeiros séculos de sua existência. Centenas, senão milhares de cristãos morreram torturados de todas as maneiras por se recusarem a adorar o imperador e não renegarem a fé em Jesus Cristo. O Sangue dos mártires foi o embrião da Religião Católica, a começar pelo seu fundador, Jesus Cristo, que morreu crucificado. A crucificação era uma pena aplicada pelo Império Romano.

Mas o Sangue dos mártires foi a grande semente da Religião Católica, pois os pagãos, ao verem a coragem com que os cristãos enfrentavam a morte por causa de Jesus Cristo, aderiam cada vez mais ao cristianismo. A esperança de vida eterna feliz na presença de Deus, de cura da alma, de perdão dos pecados e de amor ao próximo contagiava as pessoas onde a fé cristã chegava. Assim, a Religião Católica se espalhou e acabou por vencer o Império Romano.

No Século IV, sob o comando do Imperador Constantino, a Religião Católica passou de perseguida a religião oficial do Império Romano. Nesse tempo, a Igreja já tinha realizado vários concílios (reunião de todos os bispos e líderes da Igreja), já tinha enfrentado e vencido várias heresias (interpretações errôneas da fé) e tinha conquistado milhões de corações em lugares cada vez mais distantes e inimagináveis.

E assim nasceu a Religião Católica. Ela tem um começo marcado pela força da fé, da esperança e do amor, que são as três virtudes teologais que devem estar presentes na vida de todo cristão e de todo católico.

Depois deste começo maravilhoso e forte é que apareceram os “cismas” ou divisões que deram origem a outras igrejas e denominações. Só então é que o termo “cristão” ou “cristianismo” passou a ser usado para designar todos os cristãos das várias denominações surgidas, mesmo aqueles que não pertenciam à Religião Católica. A Igreja Católica, porém, permaneceu firme, una, santa, católica e apostólica e perdura até os dias de hoje, tornando-se a maior religião professada no mundo.

 
 


 

Vicente Abreu

Diretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

17 Respostas para Como nasceu a Religião Católica

  1. Como é bonita a história da Igreja católica, gosto cada vez mais de saber como tudo começou e que esta realmente é a Igreja fundada por Cristo.

    • A religião católica surgiu apenas no século III DC, dizer que ela surgiu no primeiro século, pouco depois da crucificação é violentar a Verdade e instituir uma deslavada mentira.

  2. olá, eu sou a Inês Rocha Constantino e tenho 22 anos.
    Eu já sou Católica há 18 anos mas aos 19 anos mudei para Testemunha de Jeová até ao inicio dos 21 anos.
    Mas quando eu me apercebi-me que estava errada, finalmente consegui abri os olhos, reconheci o erro e agora voltei a ser Católica.
    Eu amo a religião católica, eu amo a igreja una, santa, apostólica e católica, eu amo a Jesus e a seu Pai e quero segui-los. E como está escrito na Bíblia Sagrada: Jesus é Deus-Homem.
    Mas a condição para seguir a Jesus é tomar a sua cruz e segui-lo, eu li essa frase no livro que se chama ” A Vida de Jesus” e é isso mesmo que eu vou fazer
    A Cruz é a proteção, eu li essa frase num livrinho pequeno e azul que se chama ” A Doutrina de Jesus que a minha avó me tinha da Estou tão bem!

    • tudo bem a historia é interessante mas onde fica os mandamentos e estatutos de Deus que proibe seguir qualquer tippo de imagens seja de homem ou de animal onde ta escrito na biblia que Deus deu altoridade ao homem de fazer outro homem santo no cèu ??

  3. Inês Rocha Constantino em 29/03/2014 às 23:50 disse:

    olá, eu sou a Inês Rocha Constantino e tenho 22 anos.
    Eu já sou Católica há 18 anos mas aos 19 anos mudei para Testemunha de Jeová até ao inicio dos 21 anos.
    Mas quando eu me apercebi-me que estava errada, finalmente consegui abri os olhos, reconheci o erro e agora voltei a ser Católica.
    Eu amo a religião católica, eu amo a igreja una, santa, apostólica e católica, eu amo a Jesus e a seu Pai e quero segui-los. E como está escrito na Bíblia Sagrada: Jesus é Deus-Homem.
    Mas a condição para seguir a Jesus é tomar a sua cruz e segui-lo, eu li essa frase no livro que se chama ” A Vida de Jesus” e é isso mesmo que eu vou fazer
    A Cruz é a proteção, eu li essa frase num livrinho pequeno e azul que se chama ” A Doutrina de Jesus que a minha avó me tinha dado Estou tão bem!

  4. Eu estava em duvida,pois assisti um documentario e me confundiu a minha cabeça,por isso é que quero me informar mais sobre a religião catolica,eu amo a religião catolica.

  5. Fico observando católicos e outras religiões se degladiando. Apenas aqueles que tem o Espírito Santo de Deus sabem qual a crença correta, até porque religião torna as pessoas religiosas(religiosos da época de Jesus foram confrontadas por Jesus) É uma questão de observância, no próprio creio em Deus Pai está a resposta, na qual rende honra, glória e louvores a Deus, em seguida fala do Salvador, do Libertador, do Advogado Fiel Jesus Cristo dando ênfase que nasceu de uma virgem(Mateus 1:25 = preservou-se virgem até o nascimento de Jesus) Depois da morte de Jesus vêm toda temática da crença que é: SUBIU AOS CÉUS E ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS TODO PODEROSO. Conotação essa de que nenhum dos que a Igreeja católica diz ser santos não estão. E ainda mais no final da oração diz da comunhão dos santos(Passagem essa se referindo a nós, eu e você que é para termos comunhão um com o outro).
    Que Deus possa abençoar suas vidas. Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!

  6. E ainda mais, se uma teoria baseada em santos e até mesmo de Deus, não constar na Bíblia, é invenção dos homens (Gálatas 1.8 – Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado)A Bíblia fala do começo ao fim, que nossa busca, adoração, veneração, admiração deve ser somente a Jesus Cristo – O Todo Poderoso. Vejamos o que o Apóstolo João escreveu para aqueles que distorcem a Bíblia. Apocalipse 22.19 – E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela às bençãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a suia parte da Cidade Santa.

  7. pra aqueles que se dizem catolicos um conselho leiam a biblia e vocês conhecerão a verdade não vão se basiar por qualquer artigo escrito pelo homem!!

    • Olá Jorge, gostaria de saber como começou a sua religião? Pois é começou através de um homem muito tempo antes de Jesus ressuscitar, Jesus disse a Pedro “Tu es Pedro e sobre esta rocha edificarei a minha igreja” engraçado não fazer uma igreja em cima de uma pedra? Mas esse pedra que Jesus fala é ele mesmo, Jesus e a pedra do catolicismo, para completar você sabe quem foi o primeiro Papa da igreja católica? Foi Pedro, engraçado que vocês protestantes levam a palavra de Deus tudo no pé da letra não é? A bíblia é como se fosse um grande quebra cabeça um evangelho se junta com outro e se decifra a bíblia. Vocês também falam muito de Nossa Senhora Virgem e Imaculada Maria, Vocês falam que Jesus chamou Maria de mulher. Sim Jesus chamou, mas porque Deus quis que escondesse a virgindade de Maria a satanás, e você sabe porque Jesus chamou ela de mulher? Porque na Bíblia estar Mulher é aquela que pisa na cabeça da serpente. Ainda da tempo de se converter meu Deus e o Deus da misericórdia, Existe vários milagres relacionados ao catolicismo existe uma hóstia que virou carne e até hoje esta intacta se fosse uma carne qualquer estaria apodrecido há muito tempo. Seja Feliz

      • Antes de Maria ser formada. Jesus já estava no céu porque ele Era o verbo (Jo 1:1). porem se esvaziou de si não , Veio usando atributo de Deus , na pessoa de Jesus Cristo ele veio nos remir de todos nossos pecados. Antes de Maria existir Deus já havia falado que de uma Virgem ia sai Jesus que se encontra em Isaias. Porem Maria foi apenas uma mulher que Senhor escolheu ora cumprir a promessa que ele havia feito la no começo do livro de Gênesis. Pois Maria foi uma ótima pessoa, assim também os apóstolos mas o único que tem que ser trazido em memoria e Jesus Cristo e não , Essas imagens de escultura pois na Bíblia mesmo fala sobre isso salmos 115:1-8. Irmão basta ler o caminho e Jesus Cristo so. Não tem outro não. Adianta orar pela aparecida, Abadia , Pedro,Lucas, Paulo pois eles já morreram eles não estão mais ali pra nos ajudar pois quem estar e Jesus que disse que estaria conosco ate a consumação do Séculos (Mt 28:20) bastante ler a palavra Gente Jesus e o Caminho a própria maria disse pra que eles fosse e fizesse tudo quando Jesus dizer (João 2:1-5). Espero ter ajudar aproveita ainda tem tempo pra todos se converter de seus maus caminhos (2 Crônicas 7:14) Amém!!!

  8. A estória da católica não é exatamente o que dizem… a podridão é muito grande.. uma religião abominável, não fiquem cegos, leiam mais e vão entender melhor como é porque existe a catolica.. aliás, odeio todo tipo de religião.. eu sou direto com Deus sem ter ninguém para ficar pagando pedágio.

  9. Não importa a religião pra Jesus,pois,quando Jesus voltar pra buscar a sua igreja, ai greja somos nós e religião nenhuma vai salvar………….

  10. Meus irmãos amai-vos uns aos outros assim como Jesus os amou. Desamarem as sandalias dos pés os que realmente querem seguir Jesus e tome a cruz. Fazei o bem e ajuda o teu próximo dei aos que tiverem necessidad. os que tem fome de comer e os que tem sede de beber. Se Jesus te ensina isso por que tu tens que aceitar a igreja e servi-la. Sirva a deus e siga os caminhos de jesus

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios