Como nasceu a Religião Católica

A Religião Católica nasceu no dia de Pentecostes, isto é, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus e uma semana após sua Ascenção ao céu. Com efeito, logo depois destes acontecimentos, o quinto livro do Novo Testamento intitulado “Atos dos Apóstolos”, escrito por São Lucas, narra a vida e as ações dos primeiros cristãos em Jerusalém e em cidades do Oriente Médio. Essas ações narradas por São Lucas já são próprias daquilo que conhecemos hoje como “Religião Católica”. Portanto, a Religião Católica data do primeiro Século da era cristã.

A palavra “Católica” vem do grego e quer dizer “Universal”. E essa universalidade da Igreja Católica aparece desde o dia de Pentecostes. De fato, São Lucas narra que, após a vinda do Espírito Santo, pessoas de várias nacionalidades reunidas em Jerusalém ouviram os Apóstolos pregarem a novidade de Jesus de Nazaré em sua própria língua. Este é o sentido da “catolicidade” ou “universalidade” da Igreja: a mensagem de Jesus Cristo é para todos, de todos os lugares do mundo, de todas as nações, de todas as línguas.

O rito mais importante existente na Religião Católica é a Celebração Eucarística, ou a Santa Missa. São Lucas já faz referência a este ritual vivenciado pelos primeiros cristãos desde o primeiro Século, quando fala do “Partir do Pão”. Esse é o nome dado à Celebração Eucarística pelos primeiros cristãos. (Atos 2, 46) Na verdade, foi o próprio Jesus Cristo quem criou a Celebração Eucarística na quinta feira santa, na sua “Última Ceia” com os apóstolos. O que os Apóstolos fizeram depois disso foi apenas obedecer à ordem de Jesus que disse: “Fazei isto (“isto” quer dizer o partir do pão) em minha memória”. (Lucas 22, 19) São Paulo também menciona o “Partir do Pão” como referência à celebração Eucarística em 1Cor 11, 24-25.

Foram encontradas referências claras à Oração Eucarística número 1 no primeiro Século, nas catacumbas de Roma. Esta Oração Eucarística 1 atravessou dois mil anos de história e é usada até hoje nas missas da Igreja Católica em todo o mundo. Isso mostra a força das raízes da Religião Católica. São dois mil anos de Tradição. E “Tradição” com “T” maiúsculo, como este termo é usado na Igreja, para se referir àquela Tradição que é verdadeira, forte e profunda. E essa Tradição começou com o próprio Jesus Cristo.

No tempo em que São Lucas ainda era vivo, ou seja, no primeiro Século da Era Cristã, na cidade de Antioquia, os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de “cristãos”. Lucas achou o fato tão interessante que relatou-o em seu segundo livro. (Atos 11, 26) Mais tarde, Paulo usará bastante esse termo para se referir aos seguidores de Cristo. São Pedro também (1Pd 4, 16). Essas referências mostram que o termo “cristão” já era bem disseminado na segunda metade do primeiro século. Mostra também que a Religião Católica e os cristãos tinham a mesma identidade, pois os ritos e as orações que estes usavam, são os mesmos que a Religião Católica usa até hoje.

A Religião Católica foi duramente perseguida pelo Império Romano nos primeiros séculos de sua existência. Centenas, senão milhares de cristãos morreram torturados de todas as maneiras por se recusarem a adorar o imperador e não renegarem a fé em Jesus Cristo. O Sangue dos mártires foi o embrião da Religião Católica, a começar pelo seu fundador, Jesus Cristo, que morreu crucificado. A crucificação era uma pena aplicada pelo Império Romano.

Mas o Sangue dos mártires foi a grande semente da Religião Católica, pois os pagãos, ao verem a coragem com que os cristãos enfrentavam a morte por causa de Jesus Cristo, aderiam cada vez mais ao cristianismo. A esperança de vida eterna feliz na presença de Deus, de cura da alma, de perdão dos pecados e de amor ao próximo contagiava as pessoas onde a fé cristã chegava. Assim, a Religião Católica se espalhou e acabou por vencer o Império Romano.

No Século IV, sob o comando do Imperador Constantino, a Religião Católica passou de perseguida a religião oficial do Império Romano. Nesse tempo, a Igreja já tinha realizado vários concílios (reunião de todos os bispos e líderes da Igreja), já tinha enfrentado e vencido várias heresias (interpretações errôneas da fé) e tinha conquistado milhões de corações em lugares cada vez mais distantes e inimagináveis.

E assim nasceu a Religião Católica. Ela tem um começo marcado pela força da fé, da esperança e do amor, que são as três virtudes teologais que devem estar presentes na vida de todo cristão e de todo católico.

Depois deste começo maravilhoso e forte é que apareceram os “cismas” ou divisões que deram origem a outras igrejas e denominações. Só então é que o termo “cristão” ou “cristianismo” passou a ser usado para designar todos os cristãos das várias denominações surgidas, mesmo aqueles que não pertenciam à Religião Católica. A Igreja Católica, porém, permaneceu firme, una, santa, católica e apostólica e perdura até os dias de hoje, tornando-se a maior religião professada no mundo.

 
 


 

Vicente Abreu

Diretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

43 Respostas para Como nasceu a Religião Católica

  1. Como é bonita a história da Igreja católica, gosto cada vez mais de saber como tudo começou e que esta realmente é a Igreja fundada por Cristo.

    • A religião católica surgiu apenas no século III DC, dizer que ela surgiu no primeiro século, pouco depois da crucificação é violentar a Verdade e instituir uma deslavada mentira.

      • Minha resposta ao Ayrton de Moraes que afirma que a igreja católica nasceu no século III. A tradicional Missa do Galo foi instituída pelo Papa Telesforo e seu papado foi do ano 126 a 136 d.C.

  2. olá, eu sou a Inês Rocha Constantino e tenho 22 anos.
    Eu já sou Católica há 18 anos mas aos 19 anos mudei para Testemunha de Jeová até ao inicio dos 21 anos.
    Mas quando eu me apercebi-me que estava errada, finalmente consegui abri os olhos, reconheci o erro e agora voltei a ser Católica.
    Eu amo a religião católica, eu amo a igreja una, santa, apostólica e católica, eu amo a Jesus e a seu Pai e quero segui-los. E como está escrito na Bíblia Sagrada: Jesus é Deus-Homem.
    Mas a condição para seguir a Jesus é tomar a sua cruz e segui-lo, eu li essa frase no livro que se chama ” A Vida de Jesus” e é isso mesmo que eu vou fazer
    A Cruz é a proteção, eu li essa frase num livrinho pequeno e azul que se chama ” A Doutrina de Jesus que a minha avó me tinha da Estou tão bem!

    • tudo bem a historia é interessante mas onde fica os mandamentos e estatutos de Deus que proibe seguir qualquer tippo de imagens seja de homem ou de animal onde ta escrito na biblia que Deus deu altoridade ao homem de fazer outro homem santo no cèu ??

      • Boa tarde Jorge, Paz e Bem.Você irá compreender que a Bíblia nunca proibiu imagens. Primeiro tenho que passar a você a prescrição liturgia que vai de Exôdo 25 a 30 e lá você entenderá o Rito da Igreja e da Missa e da Fundação da Igreja:FUNDAÇÃO DA IGREJA
        Vai ai uma dica da Bíblia: A pedra fundamental é Jesus 1 Corintos 10(4); Efésios 2(20); 1 Pedro 2 (1-8) e 1 Corintos 3 (11). Mas o Senhor pode, livremente confiar esse fundamento a alguém ou ampliá-lo quando disse a Simão; ” Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mateus 16(18-19) delegado a todos os Apóstolos e profetas Efésios 12 (20) e ordenou a Pedro Apascenta as minhas ovelhas- Joaõ 21(15) e também disse: Confirme seus irmãos na fé- Lucas 22(32).Pedro tinha a primazia: preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas ( Atos dos Apóstolos 1 (1-25); Anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes- Atos 2 (14); Testemunha no sinédrio, a mensagem de Cristo – Atos 10 (1) ; Acolhe na Igreja o primeiro pagão Atos 10(1)- ; Designado por Jesus como Pastor Chefe logo após Ele – João 21 (1-17); Pedro é reconhecido pelos Anjos como o líder e representante dos Apóstolos- Marcos 16(7); Pedro lança a primeira excomunhão ( anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus – Atos dos Apóstolos 5 (12-11); Até a sombra de Pedro fazia milagres- Atos 5 (15); Cornélio é orientado por um Anjo a procurar Pedro para ser instruído; Pedro instrui os outros Apóstolos sobre a Catolicidade ( universalidade) da Igreja – Atos dos Apóstolos 11 (5-17); Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos – Atos 15 ( 7-11) e Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago- Atos 8 ( 14-24); Pedro foi o primeiro carismático tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno- Atos 2 ( 14-21); Pedro age fortemente indicado como o bispo/pastor Chefe da Igreja – 1 Pedro 5 (1), exortando todos os outros bispos ou anciões. Isso é um pouco da fundação da Igreja Católica Apostólica Romana. Entenderá também o Ritual da Missa já no Evangelho, ou seja ela existe desde Apocalipse: A MISSA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
        A leitura dos textos verão que a Palavra vem de Jesus. Quiçá voltassem para casa e ver que a MISSA É UMA VERDADE QUE está em APOCALIPSE DE JOÃO, NÃO PODE SER RISCADA DA BÍBLIA, SENÃO VEJAMOS: Missa Dominical- 1 (10); Sumo Sacerdote – 1 (13); Altar 8(3-4); 11(1) e 14(18); Sacerdotes( presbyteroi) 4 (4); 11(15); 14(3) e 19(4). Paramentos 1(13); 4(4); 6(11); 7 (9); 15(6); 19(13-14). Candelabros 1(12) e 2(5). Penitência caps 2 e 3. Incenso (perfume) 5(8); 8(-35). O Livro 5(1). A Hóstia Eucarística 2 (17). Taças (Cálice) 15(7); 16 e 21(9). O Sinal da Cruz ( o tav) 7(3); 14(1) e 22(4). O Glória 15(3-4). O Aleluia 19,1.3.4. e 6. Corações ao Alto 11(12). O “Santo, Santo, Santo 4(8). O Amém 19(4) e 22(20). O “Cordeiro de Deus” 5(6) e em todo o livro. A proeminência da Virgem Maria 12(1-6) e 13(17). Intercessão dos Anjos e Santos 5 (8); 6(9-10) e 8 (3-4). Devoção a São Miguel Arcanjo 12(7). Antífona 4(8-11); 5(9-14); 7(1-12) e 18(2-11). O Sacerdócio dos fiéis 1(6); 20(6). Catolicidade ou universalidade 7(9). Contemplação Silenciosa 8 (1). O Banquete das Núpcias do Cordeiro 19 9.17. Sejamos todos humildes e façamos a leitura da Bíblia segundo as Palavras postas e meditar no coração eis que seremos libertados.
        Com relação a imagens Deus não as proibiu.Há proibição quando lançadas como Deus e no caso apresentado no Salmo 115 dos Protestantes, não coaduna com a original da Igreja Católica, isso porque o Salmo 115, da Igreja Católica vem acompanhada do Salmo 115, do texto hebraico o que permaneceu o Salmo 113 na Bíblia Protestante,porém o que era acompanhado pelo Salmo 113 da Igreja Católica, ou seja Salmo 115 do TExto hebraico, Martinho Lutero excluiu e criou uma única-115 o que traz transtornos aos evangélicos.Deus proibiu adorar imagens como se Deus fosse ídolo e nesse caso não se trata de Deus e sim daqueles que no AT adoravam os ídolos como se fossem deus. Para melhor compreensão, transcrevo o seguinte: Os 07 Livros, embora retirados pelo Sacerdote Martinho Lutero, pois ele morreu nessa condição e não como Pastor -Hebreus 5 (1-7), mesmo tirando os 07 Livros, tais livros faz menções a eles e para isso basta fazer a leitura no Novo Testamento:Os livros retirados da Bíblia por Martinho Lutero se fazem presente no Novo Testamento.Para isso basta fazer a comparação de Lucas 14 (13-14) com Tobias 4 (7) e 10 (17); I Tessalonicenses 4(3) com Tobias 4 (13); Mateus 7(12) com Tobias 4 (16); I Corintios 10(9) com Judite 8(24-25); Lucas 1(42) com Judite 13 (23); I Corintios 15 (32) com Sabedoria 3(8); 2 Timóteo 3 (12) com Eclesiástico 2 (1-2); João 14 (23) com Eclesiástico 2 (18-19); Hebreus 11 (35-37) com 2 Macabeus 6 (9-11) e 19; Hebreus 11 (33-34) com 2 Macabeus 8(5-7); Baruc 4 (37) com Lucas 13 (29); Baruc 3(29) com João 3(13); Daniel 13(46) com Mateus 27(24) e Daniel 13 (46 com Atos (2026).Após estudo, retorne a Igreja Católica, a única fundada por Jesus Cristo, em Mateus 16 (18-19).

  3. Inês Rocha Constantino em 29/03/2014 às 23:50 disse:

    olá, eu sou a Inês Rocha Constantino e tenho 22 anos.
    Eu já sou Católica há 18 anos mas aos 19 anos mudei para Testemunha de Jeová até ao inicio dos 21 anos.
    Mas quando eu me apercebi-me que estava errada, finalmente consegui abri os olhos, reconheci o erro e agora voltei a ser Católica.
    Eu amo a religião católica, eu amo a igreja una, santa, apostólica e católica, eu amo a Jesus e a seu Pai e quero segui-los. E como está escrito na Bíblia Sagrada: Jesus é Deus-Homem.
    Mas a condição para seguir a Jesus é tomar a sua cruz e segui-lo, eu li essa frase no livro que se chama ” A Vida de Jesus” e é isso mesmo que eu vou fazer
    A Cruz é a proteção, eu li essa frase num livrinho pequeno e azul que se chama ” A Doutrina de Jesus que a minha avó me tinha dado Estou tão bem!

    • A sua avó ensinou direitinho, mas agora informo a você que deve-se adorar Cristo Crucificado.1 Corintos 1(22-26).Os livros retirados da Bíblia por Martinho Lutero se fazem presente no Novo Testamento.Para isso basta fazer a comparação de Lucas 14 (13-14) com Tobias 4 (7) e 10 (17); I Tessalonicenses 4(3) com Tobias 4 (13); Mateus 7(12) com Tobias 4 (16); I Corintios 10(9) com Judite 8(24-25); Lucas 1(42) com Judite 13 (23); I Corintios 15 (32) com Sabedoria 3(8); 2 Timóteo 3 (12) com Eclesiástico 2 (1-2); João 14 (23) com Eclesiástico 2 (18-19); Hebreus 11 (35-37) com 2 Macabeus 6 (9-11) e 19; Hebreus 11 (33-34) com 2 Macabeus 8(5-7); Baruc 4 (37) com Lucas 13 (29); Baruc 3(29) com João 3(13); Daniel 13(46) com Mateus 27(24) e Daniel 13 (46 com Atos (2026).

  4. Eu estava em duvida,pois assisti um documentario e me confundiu a minha cabeça,por isso é que quero me informar mais sobre a religião catolica,eu amo a religião catolica.

  5. Fico observando católicos e outras religiões se degladiando. Apenas aqueles que tem o Espírito Santo de Deus sabem qual a crença correta, até porque religião torna as pessoas religiosas(religiosos da época de Jesus foram confrontadas por Jesus) É uma questão de observância, no próprio creio em Deus Pai está a resposta, na qual rende honra, glória e louvores a Deus, em seguida fala do Salvador, do Libertador, do Advogado Fiel Jesus Cristo dando ênfase que nasceu de uma virgem(Mateus 1:25 = preservou-se virgem até o nascimento de Jesus) Depois da morte de Jesus vêm toda temática da crença que é: SUBIU AOS CÉUS E ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS TODO PODEROSO. Conotação essa de que nenhum dos que a Igreeja católica diz ser santos não estão. E ainda mais no final da oração diz da comunhão dos santos(Passagem essa se referindo a nós, eu e você que é para termos comunhão um com o outro).
    Que Deus possa abençoar suas vidas. Graça e Paz do nosso Senhor Jesus Cristo!

  6. E ainda mais, se uma teoria baseada em santos e até mesmo de Deus, não constar na Bíblia, é invenção dos homens (Gálatas 1.8 – Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado)A Bíblia fala do começo ao fim, que nossa busca, adoração, veneração, admiração deve ser somente a Jesus Cristo – O Todo Poderoso. Vejamos o que o Apóstolo João escreveu para aqueles que distorcem a Bíblia. Apocalipse 22.19 – E, se alguma pessoa tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela às bençãos descritas neste livro, isto é, a sua parte da fruta da árvore da vida e também a suia parte da Cidade Santa.

  7. pra aqueles que se dizem catolicos um conselho leiam a biblia e vocês conhecerão a verdade não vão se basiar por qualquer artigo escrito pelo homem!!

    • Olá Jorge, gostaria de saber como começou a sua religião? Pois é começou através de um homem muito tempo antes de Jesus ressuscitar, Jesus disse a Pedro “Tu es Pedro e sobre esta rocha edificarei a minha igreja” engraçado não fazer uma igreja em cima de uma pedra? Mas esse pedra que Jesus fala é ele mesmo, Jesus e a pedra do catolicismo, para completar você sabe quem foi o primeiro Papa da igreja católica? Foi Pedro, engraçado que vocês protestantes levam a palavra de Deus tudo no pé da letra não é? A bíblia é como se fosse um grande quebra cabeça um evangelho se junta com outro e se decifra a bíblia. Vocês também falam muito de Nossa Senhora Virgem e Imaculada Maria, Vocês falam que Jesus chamou Maria de mulher. Sim Jesus chamou, mas porque Deus quis que escondesse a virgindade de Maria a satanás, e você sabe porque Jesus chamou ela de mulher? Porque na Bíblia estar Mulher é aquela que pisa na cabeça da serpente. Ainda da tempo de se converter meu Deus e o Deus da misericórdia, Existe vários milagres relacionados ao catolicismo existe uma hóstia que virou carne e até hoje esta intacta se fosse uma carne qualquer estaria apodrecido há muito tempo. Seja Feliz

      • Antes de Maria ser formada. Jesus já estava no céu porque ele Era o verbo (Jo 1:1). porem se esvaziou de si não , Veio usando atributo de Deus , na pessoa de Jesus Cristo ele veio nos remir de todos nossos pecados. Antes de Maria existir Deus já havia falado que de uma Virgem ia sai Jesus que se encontra em Isaias. Porem Maria foi apenas uma mulher que Senhor escolheu ora cumprir a promessa que ele havia feito la no começo do livro de Gênesis. Pois Maria foi uma ótima pessoa, assim também os apóstolos mas o único que tem que ser trazido em memoria e Jesus Cristo e não , Essas imagens de escultura pois na Bíblia mesmo fala sobre isso salmos 115:1-8. Irmão basta ler o caminho e Jesus Cristo so. Não tem outro não. Adianta orar pela aparecida, Abadia , Pedro,Lucas, Paulo pois eles já morreram eles não estão mais ali pra nos ajudar pois quem estar e Jesus que disse que estaria conosco ate a consumação do Séculos (Mt 28:20) bastante ler a palavra Gente Jesus e o Caminho a própria maria disse pra que eles fosse e fizesse tudo quando Jesus dizer (João 2:1-5). Espero ter ajudar aproveita ainda tem tempo pra todos se converter de seus maus caminhos (2 Crônicas 7:14) Amém!!!

    • Irmão em Cristo, então procure estudar e meditar a Bíblia: Fundação da Igreja:FUNDAÇÃO DA IGREJA
      Vai ai uma dica da Bíblia: A pedra fundamental é Jesus 1 Corintos 10(4); Efésios 2(20); 1 Pedro 2 (1-8) e 1 Corintos 3 (11). Mas o Senhor pode, livremente confiar esse fundamento a alguém ou ampliá-lo quando disse a Simão; ” Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mateus 16(18-19) delegado a todos os Apóstolos e profetas Efésios 12 (20) e ordenou a Pedro Apascenta as minhas ovelhas- Joaõ 21(15) e também disse: Confirme seus irmãos na fé- Lucas 22(32).Pedro tinha a primazia: preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas ( Atos dos Apóstolos 1 (1-25); Anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes- Atos 2 (14); Testemunha no sinédrio, a mensagem de Cristo – Atos 10 (1) ; Acolhe na Igreja o primeiro pagão Atos 10(1)- ; Designado por Jesus como Pastor Chefe logo após Ele – João 21 (1-17); Pedro é reconhecido pelos Anjos como o líder e representante dos Apóstolos- Marcos 16(7); Pedro lança a primeira excomunhão ( anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus – Atos dos Apóstolos 5 (12-11); Até a sombra de Pedro fazia milagres- Atos 5 (15); Cornélio é orientado por um Anjo a procurar Pedro para ser instruído; Pedro instrui os outros Apóstolos sobre a Catolicidade ( universalidade) da Igreja – Atos dos Apóstolos 11 (5-17); Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos – Atos 15 ( 7-11) e Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago- Atos 8 ( 14-24); Pedro foi o primeiro carismático tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno- Atos 2 ( 14-21); Pedro age fortemente indicado como o bispo/pastor Chefe da Igreja – 1 Pedro 5 (1), exortando todos os outros bispos ou anciões. Isso é um pouco da fundação da Igreja Católica Apostólica Romana
      MISSA:A leitura dos textos verão que a Palavra vem de Jesus. Quiçá voltassem para casa e ver que a MISSA É UMA VERDADE QUE está em APOCALIPSE DE JOÃO, NÃO PODE SER RISCADA DA BÍBLIA, SENÃO VEJAMOS: Missa Dominical- 1 (10); Sumo Sacerdote – 1 (13); Altar 8(3-4); 11(1) e 14(18); Sacerdotes( presbyteroi) 4 (4); 11(15); 14(3) e 19(4). Paramentos 1(13); 4(4); 6(11); 7 (9); 15(6); 19(13-14). Candelabros 1(12) e 2(5). Penitência caps 2 e 3. Incenso (perfume) 5(8); 8(-35). O Livro 5(1). A Hóstia Eucarística 2 (17). Taças (Cálice) 15(7); 16 e 21(9). O Sinal da Cruz ( o tav) 7(3); 14(1) e 22(4). O Glória 15(3-4). O Aleluia 19,1.3.4. e 6. Corações ao Alto 11(12). O “Santo, Santo, Santo 4(8). O Amém 19(4) e 22(20). O “Cordeiro de Deus” 5(6) e em todo o livro. A proeminência da Virgem Maria 12(1-6) e 13(17). Intercessão dos Anjos e Santos 5 (8); 6(9-10) e 8 (3-4). Devoção a São Miguel Arcanjo 12(7). Antífona 4(8-11); 5(9-14); 7(1-12) e 18(2-11). O Sacerdócio dos fiéis 1(6); 20(6). Catolicidade ou universalidade 7(9). Contemplação Silenciosa 8 (1). O Banquete das Núpcias do Cordeiro 19 9.17. Sejamos todos humildes e façamos a leitura da Bíblia segundo as Palavras postas e meditar no coração eis que seremos libertados.
      LIVROS RETIRADOS DA BÍBLIA POR MARTINHO LUTERO: Os livros retirados da Bíblia por Martinho Lutero se fazem presente no Novo Testamento.Para isso basta fazer a comparação de Lucas 14 (13-14) com Tobias 4 (7) e 10 (17); I Tessalonicenses 4(3) com Tobias 4 (13); Mateus 7(12) com Tobias 4 (16); I Corintios 10(9) com Judite 8(24-25); Lucas 1(42) com Judite 13 (23); I Corintios 15 (32) com Sabedoria 3(8); 2 Timóteo 3 (12) com Eclesiástico 2 (1-2); João 14 (23) com Eclesiástico 2 (18-19); Hebreus 11 (35-37) com 2 Macabeus 6 (9-11) e 19; Hebreus 11 (33-34) com 2 Macabeus 8(5-7); Baruc 4 (37) com Lucas 13 (29); Baruc 3(29) com João 3(13); Daniel 13(46) com Mateus 27(24) e Daniel 13 (46 com Atos (2026).
      Depois de estudar os capítulos acima, retorne a única Igreja criada por Jesus Cristo- a Católica-Mateus 16 (18-19).Abraços fraternos.

      • Bia, parece-me que disse que é espírita.Encaminho a você Palavras da Bíblia que diz que o Espiritismo éw proibido e não pertence a cristandade.Segue Deuteronômio 18 (8 e seguintes) e Levítico 19 (31).Leia e Medite e tire as suas conclusões.

  8. A estória da católica não é exatamente o que dizem… a podridão é muito grande.. uma religião abominável, não fiquem cegos, leiam mais e vão entender melhor como é porque existe a catolica.. aliás, odeio todo tipo de religião.. eu sou direto com Deus sem ter ninguém para ficar pagando pedágio.

  9. Não importa a religião pra Jesus,pois,quando Jesus voltar pra buscar a sua igreja, ai greja somos nós e religião nenhuma vai salvar………….

  10. Meus irmãos amai-vos uns aos outros assim como Jesus os amou. Desamarem as sandalias dos pés os que realmente querem seguir Jesus e tome a cruz. Fazei o bem e ajuda o teu próximo dei aos que tiverem necessidad. os que tem fome de comer e os que tem sede de beber. Se Jesus te ensina isso por que tu tens que aceitar a igreja e servi-la. Sirva a deus e siga os caminhos de jesus

    • Não é ninguém que diz sobre a Igreja é a Palavra, veja:FUNDAÇÃO DA IGREJA
      Vai ai uma dica da Bíblia: A pedra fundamental é Jesus 1 Corintos 10(4); Efésios 2(20); 1 Pedro 2 (1-8) e 1 Corintos 3 (11). Mas o Senhor pode, livremente confiar esse fundamento a alguém ou ampliá-lo quando disse a Simão; ” Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mateus 16(18-19) delegado a todos os Apóstolos e profetas Efésios 12 (20) e ordenou a Pedro Apascenta as minhas ovelhas- Joaõ 21(15) e também disse: Confirme seus irmãos na fé- Lucas 22(32).Pedro tinha a primazia: preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas ( Atos dos Apóstolos 1 (1-25); Anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes- Atos 2 (14); Testemunha no sinédrio, a mensagem de Cristo – Atos 10 (1) ; Acolhe na Igreja o primeiro pagão Atos 10(1)- ; Designado por Jesus como Pastor Chefe logo após Ele – João 21 (1-17); Pedro é reconhecido pelos Anjos como o líder e representante dos Apóstolos- Marcos 16(7); Pedro lança a primeira excomunhão ( anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus – Atos dos Apóstolos 5 (12-11); Até a sombra de Pedro fazia milagres- Atos 5 (15); Cornélio é orientado por um Anjo a procurar Pedro para ser instruído; Pedro instrui os outros Apóstolos sobre a Catolicidade ( universalidade) da Igreja – Atos dos Apóstolos 11 (5-17); Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos – Atos 15 ( 7-11) e Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago- Atos 8 ( 14-24); Pedro foi o primeiro carismático tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno- Atos 2 ( 14-21); Pedro age fortemente indicado como o bispo/pastor Chefe da Igreja – 1 Pedro 5 (1), exortando todos os outros bispos ou anciões. Isso é um pouco da fundação da Igreja Católica Apostólica Romana
      A MISSA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
      A leitura dos textos verão que a Palavra vem de Jesus. Quiçá voltassem para casa e ver que a MISSA É UMA VERDADE QUE está em APOCALIPSE DE JOÃO, NÃO PODE SER RISCADA DA BÍBLIA, SENÃO VEJAMOS: Missa Dominical- 1 (10); Sumo Sacerdote – 1 (13); Altar 8(3-4); 11(1) e 14(18); Sacerdotes( presbyteroi) 4 (4); 11(15); 14(3) e 19(4). Paramentos 1(13); 4(4); 6(11); 7 (9); 15(6); 19(13-14). Candelabros 1(12) e 2(5). Penitência caps 2 e 3. Incenso (perfume) 5(8); 8(-35). O Livro 5(1). A Hóstia Eucarística 2 (17). Taças (Cálice) 15(7); 16 e 21(9). O Sinal da Cruz ( o tav) 7(3); 14(1) e 22(4). O Glória 15(3-4). O Aleluia 19,1.3.4. e 6. Corações ao Alto 11(12). O “Santo, Santo, Santo 4(8). O Amém 19(4) e 22(20). O “Cordeiro de Deus” 5(6) e em todo o livro. A proeminência da Virgem Maria 12(1-6) e 13(17). Intercessão dos Anjos e Santos 5 (8); 6(9-10) e 8 (3-4). Devoção a São Miguel Arcanjo 12(7). Antífona 4(8-11); 5(9-14); 7(1-12) e 18(2-11). O Sacerdócio dos fiéis 1(6); 20(6). Catolicidade ou universalidade 7(9). Contemplação Silenciosa 8 (1). O Banquete das Núpcias do Cordeiro 19 9.17. Sejamos todos humildes e façamos a leitura da Bíblia segundo as Palavras postas e meditar no coração eis que seremos libertados.
      Os livros retirados da Bíblia por Martinho Lutero se fazem presente no Novo Testamento.Para isso basta fazer a comparação de Lucas 14 (13-14) com Tobias 4 (7) e 10 (17); I Tessalonicenses 4(3) com Tobias 4 (13); Mateus 7(12) com Tobias 4 (16); I Corintios 10(9) com Judite 8(24-25); Lucas 1(42) com Judite 13 (23); I Corintios 15 (32) com Sabedoria 3(8); 2 Timóteo 3 (12) com Eclesiástico 2 (1-2); João 14 (23) com Eclesiástico 2 (18-19); Hebreus 11 (35-37) com 2 Macabeus 6 (9-11) e 19; Hebreus 11 (33-34) com 2 Macabeus 8(5-7); Baruc 4 (37) com Lucas 13 (29); Baruc 3(29) com João 3(13); Daniel 13(46) com Mateus 27(24) e Daniel 13 (46 com Atos (2026).

  11. Sou um católico que em cada dia, mais tenho a certeza da legitimidade da igreja católica.
    Sim. A igreja fundada por jesus cristo é acatólica,“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mt16-18,entre outras passagem que fala “disso” na Bíblia.
    As outras regiões foram criadas por pessoas comuns, como Martinho Lutero em 1524……. O importante é que nos católicos vivamos a nossa fé de maneira inteiramente ciente.

  12. nao sou evangelico . mais tambem nao concordo com a doutrina catolica porque o qui eles fazem e muito ererado troca Deus por um santo que ja morreu e nao salva va ninguem

    • Se você acredita na Bíblia Sagrada, obrigatoriamente terá que seguir a verdadeira-Mateus 16 (18-19), quer queira ou não e seguir ainda:FUNDAÇÃO DA IGREJA
      Vai ai uma dica da Bíblia: A pedra fundamental é Jesus 1 Corintos 10(4); Efésios 2(20); 1 Pedro 2 (1-8) e 1 Corintos 3 (11). Mas o Senhor pode, livremente confiar esse fundamento a alguém ou ampliá-lo quando disse a Simão; ” Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mateus 16(18-19) delegado a todos os Apóstolos e profetas Efésios 12 (20) e ordenou a Pedro Apascenta as minhas ovelhas- Joaõ 21(15) e também disse: Confirme seus irmãos na fé- Lucas 22(32).Pedro tinha a primazia: preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas ( Atos dos Apóstolos 1 (1-25); Anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes- Atos 2 (14); Testemunha no sinédrio, a mensagem de Cristo – Atos 10 (1) ; Acolhe na Igreja o primeiro pagão Atos 10(1)- ; Designado por Jesus como Pastor Chefe logo após Ele – João 21 (1-17); Pedro é reconhecido pelos Anjos como o líder e representante dos Apóstolos- Marcos 16(7); Pedro lança a primeira excomunhão ( anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus – Atos dos Apóstolos 5 (12-11); Até a sombra de Pedro fazia milagres- Atos 5 (15); Cornélio é orientado por um Anjo a procurar Pedro para ser instruído; Pedro instrui os outros Apóstolos sobre a Catolicidade ( universalidade) da Igreja – Atos dos Apóstolos 11 (5-17); Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos – Atos 15 ( 7-11) e Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago- Atos 8 ( 14-24); Pedro foi o primeiro carismático tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno- Atos 2 ( 14-21); Pedro age fortemente indicado como o bispo/pastor Chefe da Igreja – 1 Pedro 5 (1), exortando todos os outros bispos ou anciões. Isso é um pouco da fundação da Igreja Católica Apostólica Romana
      A MISSA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
      A leitura dos textos verão que a Palavra vem de Jesus. Quiçá voltassem para casa e ver que a MISSA É UMA VERDADE QUE está em APOCALIPSE DE JOÃO, NÃO PODE SER RISCADA DA BÍBLIA, SENÃO VEJAMOS: Missa Dominical- 1 (10); Sumo Sacerdote – 1 (13); Altar 8(3-4); 11(1) e 14(18); Sacerdotes( presbyteroi) 4 (4); 11(15); 14(3) e 19(4). Paramentos 1(13); 4(4); 6(11); 7 (9); 15(6); 19(13-14). Candelabros 1(12) e 2(5). Penitência caps 2 e 3. Incenso (perfume) 5(8); 8(-35). O Livro 5(1). A Hóstia Eucarística 2 (17). Taças (Cálice) 15(7); 16 e 21(9). O Sinal da Cruz ( o tav) 7(3); 14(1) e 22(4). O Glória 15(3-4). O Aleluia 19,1.3.4. e 6. Corações ao Alto 11(12). O “Santo, Santo, Santo 4(8). O Amém 19(4) e 22(20). O “Cordeiro de Deus” 5(6) e em todo o livro. A proeminência da Virgem Maria 12(1-6) e 13(17). Intercessão dos Anjos e Santos 5 (8); 6(9-10) e 8 (3-4). Devoção a São Miguel Arcanjo 12(7). Antífona 4(8-11); 5(9-14); 7(1-12) e 18(2-11). O Sacerdócio dos fiéis 1(6); 20(6). Catolicidade ou universalidade 7(9). Contemplação Silenciosa 8 (1). O Banquete das Núpcias do Cordeiro 19 9.17. Sejamos todos humildes e façamos a leitura da Bíblia segundo as Palavras postas e meditar no coração eis que seremos libertados.
      Os livros retirados da Bíblia por Martinho Lutero se fazem presente no Novo Testamento.Para isso basta fazer a comparação de Lucas 14 (13-14) com Tobias 4 (7) e 10 (17); I Tessalonicenses 4(3) com Tobias 4 (13); Mateus 7(12) com Tobias 4 (16); I Corintios 10(9) com Judite 8(24-25); Lucas 1(42) com Judite 13 (23); I Corintios 15 (32) com Sabedoria 3(8); 2 Timóteo 3 (12) com Eclesiástico 2 (1-2); João 14 (23) com Eclesiástico 2 (18-19); Hebreus 11 (35-37) com 2 Macabeus 6 (9-11) e 19; Hebreus 11 (33-34) com 2 Macabeus 8(5-7); Baruc 4 (37) com Lucas 13 (29); Baruc 3(29) com João 3(13); Daniel 13(46) com Mateus 27(24) e Daniel 13 (46 com Atos 20(26).

  13. eu sou catolico e sei como essa religiao e boa.e se realmente os protestante sèguisem a Biblia eles tinha Mảia de Nazare como mae.olha so nois catolicos nao adoramos a nem um santo somente Déu nosso criador.entam nao fale o que nao sabe.vio

  14. Ninguém fala sobre a carnificina que já foi promovida pela igreja católica que já sacrificou milhares de pessoas durante a inquisição, das manipulações sociais, das perseguições religiosas, das mentiras, as indulgências que eram cobradas pela salvação, de todo ocultismo que ainda existe, da podridão política, dos abusos sexuais, das condenações injustas(Galileu por exemplo). É triste como a falta de informação conduz as pessoas a escolherem algo tão repugnante.
    Obs. Não sigo nenhuma denominação religiosa, quando criança fui batizado na igreja católica, mas a reputação do segmento não me agrada como ser humano, cada um segue no caminho que faz mais feliz. Paz a todos.

  15. Se apropriar de um tempo é a maior mentira contada pela igreja católica, a igreja primitiva não era nem católica e nem protestante, era apenas reunião de pessoas que pregavam o evangelho de Cristo. Qualquer um pode se apropriar desse período e dizer que surgiu ali. Compare a igreja primitiva e Veja se tem alguma coisa com o catolicismo. O catolicismo passa bem longe de ser a mesma igreja primitiva, ou seja, dos primeiros cristãos.

  16. Sou Católico, porém não adoro nem um santo quando vou a igreja, pois meu coração e minha mente vão conectados c Deus. Agora eu acredito q todas as religiões e igrejas tem falhas, pois são conduzidas por seres humanos pecadores e por causas destas serão julgadas segundo suas obras aqui na terra. Agora varões eu acredito fielmente q a verdadeira igreja foi sim deixada por Jesus Cristo a PEDRO, as outras igrejas existentes foram criadas por Edir Macedo,Jonh Smith,Jonh Knox, Guilherme Miller, agora eu ainda não encontrei na bíblia nenhuma menção de Jesus Cristo a estes cidadãos não, se tiverem por favor nos mostrem…Graças e Paz a todos…

    • Os Santos são setas que nos levam a Deus.Quando você vai a outro Estado, País, você não procura a localização, pois sem conhecimento irá sem rumos.Os Santos são pessoas que foram pecadoras mas que ao terem encontro com Jesus deixaram seus pecados, a exemplo de Paulo Apóstolo.Você deve ter em sua família pessoas que admira: pais, avós, tios, amigos. Os Santos foram pessoas comuns sofredoras, assim como nós que com exemplos, querem chegar ao conhecimento de Deus e nada melhor que os Santos que nos levam a Jesus e nos faz sair do pecado pela confissão e comunhão.Caso não confessar e comungar de nada vale ir à Igreja e ser apenas uma pessoa que assiste a Missa e não participa dela como Jesus quer.Melhor mesmo será viver na ignorância.Hebreus 5 (1-7).

  17. A Bíblia não cita denominação, religião. A Bíblia fala de comportamento, atitude. Jesus ensinou como agir e pessoas discutem qual Igreja é melhor. A Bíblia fala em Igreja de Jesus Cristo de forma Universal. Independente da religião, precisamos tomar a decisão de aceitar a Cristo como Senhor e Salvador de nossas almas. Entregar o controle de nossas vidas a Deus e viver de forma a Exaltar Deus e abençoas as pessoas à nossa volta. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Segui a paz com todos e a santificação. Não perder tempo com discussões que não edificam…

    • Boa tarde Evania. Pelo seu escrito senti a necessidade de mandar para você para conhecimento da Igreja Católica e sua fundação.Estude e medite:FUNDAÇÃO DA IGREJA
      Vai ai uma dica da Bíblia: A pedra fundamental é Jesus 1 Corintos 10(4); Efésios 2(20); 1 Pedro 2 (1-8) e 1 Corintos 3 (11). Mas o Senhor pode, livremente confiar esse fundamento a alguém ou ampliá-lo quando disse a Simão; ” Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mateus 16(18-19) delegado a todos os Apóstolos e profetas Efésios 12 (20) e ordenou a Pedro Apascenta as minhas ovelhas- Joaõ 21(15) e também disse: Confirme seus irmãos na fé- Lucas 22(32).Pedro tinha a primazia: preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas ( Atos dos Apóstolos 1 (1-25); Anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes- Atos 2 (14); Testemunha no sinédrio, a mensagem de Cristo – Atos 10 (1) ; Acolhe na Igreja o primeiro pagão Atos 10(1)- ; Designado por Jesus como Pastor Chefe logo após Ele – João 21 (1-17); Pedro é reconhecido pelos Anjos como o líder e representante dos Apóstolos- Marcos 16(7); Pedro lança a primeira excomunhão ( anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus – Atos dos Apóstolos 5 (12-11); Até a sombra de Pedro fazia milagres- Atos 5 (15); Cornélio é orientado por um Anjo a procurar Pedro para ser instruído; Pedro instrui os outros Apóstolos sobre a Catolicidade ( universalidade) da Igreja – Atos dos Apóstolos 11 (5-17); Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos – Atos 15 ( 7-11) e Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago- Atos 8 ( 14-24); Pedro foi o primeiro carismático tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno- Atos 2 ( 14-21); Pedro age fortemente indicado como o bispo/pastor Chefe da Igreja – 1 Pedro 5 (1), exortando todos os outros bispos ou anciões. Isso é um pouco da fundação da Igreja Católica Apostólica Romana
      A MISSA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
      A leitura dos textos verão que a Palavra vem de Jesus. Quiçá voltassem para casa e ver que a MISSA É UMA VERDADE QUE está em APOCALIPSE DE JOÃO, NÃO PODE SER RISCADA DA BÍBLIA, SENÃO VEJAMOS: Missa Dominical- 1 (10); Sumo Sacerdote – 1 (13); Altar 8(3-4); 11(1) e 14(18); Sacerdotes( presbyteroi) 4 (4); 11(15); 14(3) e 19(4). Paramentos 1(13); 4(4); 6(11); 7 (9); 15(6); 19(13-14). Candelabros 1(12) e 2(5). Penitência caps 2 e 3. Incenso (perfume) 5(8); 8(-35). O Livro 5(1). A Hóstia Eucarística 2 (17). Taças (Cálice) 15(7); 16 e 21(9). O Sinal da Cruz ( o tav) 7(3); 14(1) e 22(4). O Glória 15(3-4). O Aleluia 19,1.3.4. e 6. Corações ao Alto 11(12). O “Santo, Santo, Santo 4(8). O Amém 19(4) e 22(20). O “Cordeiro de Deus” 5(6) e em todo o livro. A proeminência da Virgem Maria 12(1-6) e 13(17). Intercessão dos Anjos e Santos 5 (8); 6(9-10) e 8 (3-4). Devoção a São Miguel Arcanjo 12(7). Antífona 4(8-11); 5(9-14); 7(1-12) e 18(2-11). O Sacerdócio dos fiéis 1(6); 20(6). Catolicidade ou universalidade 7(9). Contemplação Silenciosa 8 (1). O Banquete das Núpcias do Cordeiro 19 9.17. Sejamos todos humildes e façamos a leitura da Bíblia segundo as Palavras postas e meditar no coração eis que seremos libertados.
      Os livros retirados da Bíblia por Martinho Lutero se fazem presente no Novo Testamento.Para isso basta fazer a comparação de Lucas 14 (13-14) com Tobias 4 (7) e 10 (17); I Tessalonicenses 4(3) com Tobias 4 (13); Mateus 7(12) com Tobias 4 (16); I Corintios 10(9) com Judite 8(24-25); Lucas 1(42) com Judite 13 (23); I Corintios 15 (32) com Sabedoria 3(8); 2 Timóteo 3 (12) com Eclesiástico 2 (1-2); João 14 (23) com Eclesiástico 2 (18-19); Hebreus 11 (35-37) com 2 Macabeus 6 (9-11) e 19; Hebreus 11 (33-34) com 2 Macabeus 8(5-7); Baruc 4 (37) com Lucas 13 (29); Baruc 3(29) com João 3(13); Daniel 13(46) com Mateus 27(24) e Daniel 13 (46 com Atos 20(.26).

  18. Quanta gente sem conhecimento, Jesus disse ” conheceis a verdade é a verdade os libertarás” busquem conhecer a verdade, e seguir a Jesus,o próprio Jesus chama de ipocritas aqueles que crêem em obras feitas por mãos de homens, ( Santos), e em vão rezam com palavras repetidas, que religião é essa onde as pessoas se dizem ser, mas adoram as coisas do mundo, assim é fácil, dizer ter uma religião e nem ao menos seguir, ir a igreja, rsrsrsrsrs busquem a verdade é se libertem, sejam Santos de verdade, seguindo os mandamentos, seguindo ao Deus Senhor poderoso, religião é Jesus, é cristã…grorias a Deus.

    • Adriano, repasse para os que não conhecem a Palavra da Bíblia: FUNDAÇÃO DA IGREJA
      Vai ai uma dica da Bíblia: A pedra fundamental é Jesus 1 Corintos 10(4); Efésios 2(20); 1 Pedro 2 (1-8) e 1 Corintos 3 (11). Mas o Senhor pode, livremente confiar esse fundamento a alguém ou ampliá-lo quando disse a Simão; ” Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mateus 16(18-19) delegado a todos os Apóstolos e profetas Efésios 12 (20) e ordenou a Pedro Apascenta as minhas ovelhas- Joaõ 21(15) e também disse: Confirme seus irmãos na fé- Lucas 22(32).Pedro tinha a primazia: preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas ( Atos dos Apóstolos 1 (1-25); Anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes- Atos 2 (14); Testemunha no sinédrio, a mensagem de Cristo – Atos 10 (1) ; Acolhe na Igreja o primeiro pagão Atos 10(1)- ; Designado por Jesus como Pastor Chefe logo após Ele – João 21 (1-17); Pedro é reconhecido pelos Anjos como o líder e representante dos Apóstolos- Marcos 16(7); Pedro lança a primeira excomunhão ( anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus – Atos dos Apóstolos 5 (12-11); Até a sombra de Pedro fazia milagres- Atos 5 (15); Cornélio é orientado por um Anjo a procurar Pedro para ser instruído; Pedro instrui os outros Apóstolos sobre a Catolicidade ( universalidade) da Igreja – Atos dos Apóstolos 11 (5-17); Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos – Atos 15 ( 7-11) e Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago- Atos 8 ( 14-24); Pedro foi o primeiro carismático tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno- Atos 2 ( 14-21); Pedro age fortemente indicado como o bispo/pastor Chefe da Igreja – 1 Pedro 5 (1), exortando todos os outros bispos ou anciões. Isso é um pouco da fundação da Igreja Católica Apostólica Romana
      A MISSA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
      A leitura dos textos verão que a Palavra vem de Jesus. Quiçá voltassem para casa e ver que a MISSA É UMA VERDADE QUE está em APOCALIPSE DE JOÃO, NÃO PODE SER RISCADA DA BÍBLIA, SENÃO VEJAMOS: Missa Dominical- 1 (10); Sumo Sacerdote – 1 (13); Altar 8(3-4); 11(1) e 14(18); Sacerdotes( presbyteroi) 4 (4); 11(15); 14(3) e 19(4). Paramentos 1(13); 4(4); 6(11); 7 (9); 15(6); 19(13-14). Candelabros 1(12) e 2(5). Penitência caps 2 e 3. Incenso (perfume) 5(8); 8(-35). O Livro 5(1). A Hóstia Eucarística 2 (17). Taças (Cálice) 15(7); 16 e 21(9). O Sinal da Cruz ( o tav) 7(3); 14(1) e 22(4). O Glória 15(3-4). O Aleluia 19,1.3.4. e 6. Corações ao Alto 11(12). O “Santo, Santo, Santo 4(8). O Amém 19(4) e 22(20). O “Cordeiro de Deus” 5(6) e em todo o livro. A proeminência da Virgem Maria 12(1-6) e 13(17). Intercessão dos Anjos e Santos 5 (8); 6(9-10) e 8 (3-4). Devoção a São Miguel Arcanjo 12(7). Antífona 4(8-11); 5(9-14); 7(1-12) e 18(2-11). O Sacerdócio dos fiéis 1(6); 20(6). Catolicidade ou universalidade 7(9). Contemplação Silenciosa 8 (1). O Banquete das Núpcias do Cordeiro 19 9.17. Sejamos todos humildes e façamos a leitura da Bíblia segundo as Palavras postas e meditar no coração eis que seremos libertados.
      Os livros retirados da Bíblia por Martinho Lutero se fazem presente no Novo Testamento.Para isso basta fazer a comparação de Lucas 14 (13-14) com Tobias 4 (7) e 10 (17); I Tessalonicenses 4(3) com Tobias 4 (13); Mateus 7(12) com Tobias 4 (16); I Corintios 10(9) com Judite 8(24-25); Lucas 1(42) com Judite 13 (23); I Corintios 15 (32) com Sabedoria 3(8); 2 Timóteo 3 (12) com Eclesiástico 2 (1-2); João 14 (23) com Eclesiástico 2 (18-19); Hebreus 11 (35-37) com 2 Macabeus 6 (9-11) e 19; Hebreus 11 (33-34) com 2 Macabeus 8(5-7); Baruc 4 (37) com Lucas 13 (29); Baruc 3(29) com João 3(13); Daniel 13(46) com Mateus 27(24) e Daniel 13 (46 com Atos (2026).

  19. não sou católica mas gosto dessa religião. Sou espirita. Estou / Estava fazendo uma pesquisa para meu professor.

  20. Adriano quem fala que católicos gostam das coisas do mundo quem segue a religião e tem fé a Deus serve a Deus e não ao mundo olha bem antes de você falar besteira

  21. acordo de homens que comete crimes e depois tomam a igreja para fazer parte de seu poderio,não lhes parece que falta informação como isso foi feito
    uma igreja perseguida e derrepente torna religião oficial do imperio romano
    muita comodidade? ali nasceu uma religião oficial mas não verdadeiros cristãos ….analizem falta muita informção neste texto até a foto que ilustra cometem falta grave …um Cristo indo Pra Cruz bem vestido ?
    depois de ter sido severamente acçoitado kkkkk
    é brincar com a fragilidade das pessoas
    estudem Católicos…

    • Estude primeiro, segue uma dica irmão em Cristo:FUNDAÇÃO DA IGREJA
      Vai ai uma dica da Bíblia: A pedra fundamental é Jesus 1 Corintos 10(4); Efésios 2(20); 1 Pedro 2 (1-8) e 1 Corintos 3 (11). Mas o Senhor pode, livremente confiar esse fundamento a alguém ou ampliá-lo quando disse a Simão; ” Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mateus 16(18-19) delegado a todos os Apóstolos e profetas Efésios 12 (20) e ordenou a Pedro Apascenta as minhas ovelhas- Joaõ 21(15) e também disse: Confirme seus irmãos na fé- Lucas 22(32).Pedro tinha a primazia: preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas ( Atos dos Apóstolos 1 (1-25); Anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes- Atos 2 (14); Testemunha no sinédrio, a mensagem de Cristo – Atos 10 (1) ; Acolhe na Igreja o primeiro pagão Atos 10(1)- ; Designado por Jesus como Pastor Chefe logo após Ele – João 21 (1-17); Pedro é reconhecido pelos Anjos como o líder e representante dos Apóstolos- Marcos 16(7); Pedro lança a primeira excomunhão ( anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus – Atos dos Apóstolos 5 (12-11); Até a sombra de Pedro fazia milagres- Atos 5 (15); Cornélio é orientado por um Anjo a procurar Pedro para ser instruído; Pedro instrui os outros Apóstolos sobre a Catolicidade ( universalidade) da Igreja – Atos dos Apóstolos 11 (5-17); Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos – Atos 15 ( 7-11) e Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago- Atos 8 ( 14-24); Pedro foi o primeiro carismático tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno- Atos 2 ( 14-21); Pedro age fortemente indicado como o bispo/pastor Chefe da Igreja – 1 Pedro 5 (1), exortando todos os outros bispos ou anciões. Isso é um pouco da fundação da Igreja Católica Apostólica Romana
      A MISSA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
      A leitura dos textos verão que a Palavra vem de Jesus. Quiçá voltassem para casa e ver que a MISSA É UMA VERDADE QUE está em APOCALIPSE DE JOÃO, NÃO PODE SER RISCADA DA BÍBLIA, SENÃO VEJAMOS: Missa Dominical- 1 (10); Sumo Sacerdote – 1 (13); Altar 8(3-4); 11(1) e 14(18); Sacerdotes( presbyteroi) 4 (4); 11(15); 14(3) e 19(4). Paramentos 1(13); 4(4); 6(11); 7 (9); 15(6); 19(13-14). Candelabros 1(12) e 2(5). Penitência caps 2 e 3. Incenso (perfume) 5(8); 8(-35). O Livro 5(1). A Hóstia Eucarística 2 (17). Taças (Cálice) 15(7); 16 e 21(9). O Sinal da Cruz ( o tav) 7(3); 14(1) e 22(4). O Glória 15(3-4). O Aleluia 19,1.3.4. e 6. Corações ao Alto 11(12). O “Santo, Santo, Santo 4(8). O Amém 19(4) e 22(20). O “Cordeiro de Deus” 5(6) e em todo o livro. A proeminência da Virgem Maria 12(1-6) e 13(17). Intercessão dos Anjos e Santos 5 (8); 6(9-10) e 8 (3-4). Devoção a São Miguel Arcanjo 12(7). Antífona 4(8-11); 5(9-14); 7(1-12) e 18(2-11). O Sacerdócio dos fiéis 1(6); 20(6). Catolicidade ou universalidade 7(9). Contemplação Silenciosa 8 (1). O Banquete das Núpcias do Cordeiro 19 9.17. Sejamos todos humildes e façamos a leitura da Bíblia segundo as Palavras postas e meditar no coração eis que seremos libertados.
      Os livros retirados da Bíblia por Martinho Lutero se fazem presente no Novo Testamento.Para isso basta fazer a comparação de Lucas 14 (13-14) com Tobias 4 (7) e 10 (17); I Tessalonicenses 4(3) com Tobias 4 (13); Mateus 7(12) com Tobias 4 (16); I Corintios 10(9) com Judite 8(24-25); Lucas 1(42) com Judite 13 (23); I Corintios 15 (32) com Sabedoria 3(8); 2 Timóteo 3 (12) com Eclesiástico 2 (1-2); João 14 (23) com Eclesiástico 2 (18-19); Hebreus 11 (35-37) com 2 Macabeus 6 (9-11) e 19; Hebreus 11 (33-34) com 2 Macabeus 8(5-7); Baruc 4 (37) com Lucas 13 (29); Baruc 3(29) com João 3(13); Daniel 13(46) com Mateus 27(24) e Daniel 13 (46 com Atos (2026).

  22. Meu Deus, quantas bobagens.
    Deixem esse orgulho de lado e examinem as escrituras, com o objetivo de realmente aprender oque e verdade.
    Tiago 4:6
    Tiago 3:13-18

  23. Meu Deus, quantas bobagens.
    Deixem esse orgulho de lado e examinem as escrituras, com o objetivo de realmente aprender oque e verdade.
    Tiago 4:6
    Tiago 3:13-18

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios