A escada milagrosa de São José

Toda em madeira, ela vence um vão de oito metros sem sustentação.

Na cidade de Santa Fé, Estado do Novo México, EUA, existe capela chamada Capela de Loretto. Ela faz parte de um convento de religiosas. Construída em estilo gótico, passou por uma grande reforma em 1898. Nessa reforma, foi construído um mezanino no fundo da igreja, destinado ao coro das irmãs. O mezanino fica a oito metros do chão.

Acontece que, quando construíram o mezanino, os construtores encontraram grande dificuldade para construir uma escada que desse acesso a ele sem atrapalhar funcionalidade do templo.

Se construíssem uma escada reta, esta teria que avançar bastante para dentro do templo. Se ficasse rente à parede em qualquer uma das laterais, bloquearia as belas janelas góticas que o templo tinha ganhado com a reforma.

A solução seria construir uma escada redonda, que ocupa menos espaço, ligada a um dos cantos do mezanino. Mas, como construir uma escada redonda que vença oito metros de altura? Seria preciso construir apoios e estes apoios atrapalhariam a funcionalidade do templo.

As irmãs consultaram inúmeros construtores e carpinteiros, mas ninguém dava uma solução satisfatória. Por isso, começaram a rezar uma novena a São José, pedindo a intercessão do pai adotivo de Jesus, que era carpinteiro.

Foi, então que, no último dia da novena, apareceu um homem com um jumento e uma caixa de ferramentas pedindo trabalho. Ele não era da região e ninguém o conhecia. Disse que faria a escada e pediu pouco mais de um mês para concluir o trabalho.

Sem outra opção, as irmãs confiaram, enxergando neste fato a resposta de São José à novena que fizeram. O homem pediu para fazer o trabalho sempre de portas fechadas. As irmãs concordaram.

Pouco tempo depois, a escada estava terminada e com um acabamento primoroso. Quando as freiras foram fazer o pagamento, o homem tinha desaparecido sem deixar pistas. As religiosas, intrigadas, procuraram-no por toda a região e nada. Colocaram anúncios em jornais pedindo informações sobre ele e, mesmo assim, não conseguiram nada.

Então, elas começaram a perceber que a escada tinha uma qualidade de construção extraordinária e um acabamento artístico impecável. Por curiosidade, descobriram que a escada vencia os oito metros com trinta e três degraus idênticos e perfeitos. Trinta e três é a idade de Jesus Cristo. A partir desse momento, elas começaram a acreditar que tinham sido visitadas por São José e não o perceberam.

A notícia começou a se espalhar. Por isso, construtores, carpinteiros e especialistas começaram a ir à capela ver a escada. Então, outras descobertas interessantes começaram a aparecer reforçando a tese do extraordinário.

Primeiramente, constataram que a madeira utilizada não era daquela região. Só este fato já é uma grande incógnita, pois foi preciso muita madeira. Porém, as irmãs não viram o tal homem sair nem chegar com carregamentos.

Outro mistério é que a escada vence uma altura de oito metros sem ter apoio central. Ela é arredondada, no formato de caracol. Um caracol duplo sem apoio central. Engenheiros e especialistas não conseguiram desvendar o mistério.

As madeiras são encaixadas umas nas outras e fixadas com pregos de madeira. As madeiras foram talhadas e perfeitamente encaixadas umas nas outras de uma forma que os carpinteiros da região ainda não conheciam.

Por tudo isso, ela passou a ser chamada de “Escada Milagrosa de São José”. O que mais me chama a atenção, porém, é o simbolismo espiritual dessa escada. Ela liga o chão da igreja ao coro, onde se cantam louvores a Deus. Simbolicamente, ela liga a terra ao céu.

Os trinta e três degraus representam Jesus Cristo. Ele é a ponte que trouxe para nós o acesso ao céu. Subir essa escada representa nossa subida espiritual da terra para o céu através de Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.

Que São José interceda por nós a graça subirmos a escada da vida que vai nos levar à definitiva presença de Deus.

 


 

Vicente Abreu

Diretor de programa e roteirista na Tv seculo 21.
Criação, roteiro e direção,  dramaturgia e  campanhas.
Ensino superior: PUCCamp Campinas Filosofia e Teologia
Google Plus

 

Share Button

4 Respostas para A escada milagrosa de São José

  1. olá navegando por o face da cruz terra santa me deparei com a foto da escada milagrosa e fiquei curiosa.

  2. Em relação a este assunto, o cristão católico deve ser muito prudente, principalmente quando a Santa Igreja não tem uma posição formal a respeito (pelo que saiba). Não utilizaria o termo “escada milagrosa”, já concluindo ou divulgando que a mesma é milagrosa. Infelizmente, segundo informações de um sacerdote, o local foi vendido já faz alguns anos. Em outras fotos, se observa que a escada está fincada na parede por ferros, na parte em que ela se aproxima da parede. Desconheço estudo cientifico independente atestando possível fato milagroso na construção desta escada. Como se diz, a fé não vai contra a ciência, mas a ultrapassa. Ficam aí as nossas ponderações e reflexões.

  3. A escada se sustenta horizontalmente e, apesar de um pequeno e esbelto apoio de metal preso a uma coluna, este não garantiria de forma adequada que se pudesse estabilizar os esforços.
    A ausência de deslocamento vertical (efeito mola) sem a ajuda de um suporte central, não é explicada de forma conclusiva.
    A escada possui um ponto de equilíbrio dificilmente explicável, principalmente para os recursos da época e com o material utilizado, pois seria devido ao formato, encaixes e ao reduzido raio interno da escada, possibilitando que fosse estabilizada de forma como se existisse um apoio central virtual atuando.
    De qualquer forma, foi construída com uma técnica absolutamente admirável, que exige conhecimento que, mesmo nos dias atuais, (utilizando a mesma técnica e materiais), seria praticamente impossível de ser executada por um homem.

  4. difícil entender os mistérios de Deus.mas,……p\ELE TUDO É POSSÍVEL.DEVE SER MUITO LINDA ESTA ESCADA, ATE EU TENHO VONTADE E CURIOSIDADE DE CONHECE-LA. OUVI FALAR POUCAS VEZES.E SÓ AGORA VI SUA IMAGEM.É MUITO LINDA E ADMIRÁVEL!!!!!!!!!!!!FEITA COM GRANDE AMOR.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos com * são obrigatórios